Apesar de possuir poucos títulos em DVD no Brasil, a Austrália é um país que sempre traz bons filmes ao público brasileiro. O enredo é uma mescla de filme histórico com western e policial.
Sam um aborígene de meia-idade, trabalha para um pastor radicalmente devoto no interior do Território do Norte da Austrália. A vida do personagem segue tranquila enquanto este trabalha para o religioso.
Um veterano de guerra se muda para um posto militar nos arredores e Sam e sua família são enviados para ajudá-lo em uma reforma. O relacionamento entre eles rapidamente se deteriora, e, para se defender, Sam acaba matando o homem. Ele, então, passa a ser procurado pelo assassinato e é forçado a fugir com sua mulher deserto do país.
O filme mostra o lado sombrio da história australiana, os preconceitos velados de um país que até bem pouco tempo ignorava o genocídio dos Aborígenes.
Este é o primeiro filme, pelo menos que eu tenha conhecimento, dirigido por um aborígene ou descendente de aborígene. O filme também levou o prêmio do Júri no festival de Veneza.