Sexta, 19 Abril 2024

Temperaturas diferentes

Nos últimos dias de campanha os cenários nos três municípios em que haverá segundo turno das eleições neste domingo (28) apresentam temperaturas eleitorais diferentes. Mas os candidatos no páreo ainda correm atrás dos votos flutuantes, o que em alguns casos pode influir na disputa.



Em Cariacica, o cenário é o mais claro, com candidato Juninho (PPS) mantendo uma margem de diferença confortável de seu adversário, o deputado Marcelo Santos (PMDB). Com problemas de saúde, o parlamentar acabou não participando de debates importantes da disputa. Como o município não tem retransmissora de TV, os debates seriam um importante instrumento para tentar sensibilizar os eleitores.



Na Capital, o clima não chega a ser de indefinição, já que o candidato do PPS, Luciano Rezende, ainda mantém uma margem de mais de 10 pontos sobre o candidato tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) na reta final da disputa. Mas há um nível de votos flutuantes a ser consolidado.



O ritmo mais duro imposto da campanha do tucano, criticando as alianças do adversário, ao mesmo tempo em que assumiu uma postura de vitimização, acirrou a disputa nas últimas duas semanas e causou impacto. O tucano tem o desafio de tentar uma virada até domingo. J já Luciano tenta consolidar a votação do primeiro turno.



Em Vila Velha, o cenário é de indefinição. Rodney Miranda (DEM) largou com vantagem no segundo turno, mas a nova dinâmica da disputa, sobretudo em relação aos debates, fortaleceu a campanha do prefeito Neucimar Fraga (PR).



As informações de bastidores dão conta de que o cenário está muito diferente do mostrado nas últimas pesquisas e que o demista, ainda na frente, vê o republicano se aproximando bem perto em seu retrovisor. Isso devido a uma mudança de postura dos candidatos.



Rodney teve um bom desempenho nos debates no primeiro turno, mas frente a frente com Neucimar Fraga, a situação ficou diferente e o candidato do DEM, que não contava mais com os ataques dos demais adversários ao prefeito, teve que protagonizar os embates, e aí Neucimar se saiu melhor.



O que esses elementos vão refletir em votos, só as urnas dirão, mas falta pouco para o eleitorado descobrir. Afinal faltam três dias. Quem quer virar o jogo é hora de correr contra o tempo.





Fragmentos:



1 – O leitor Wanderson Mansur chamou atenção para um deslize na coluna dessa quarta-feira (24) com o uso do termo "homossexualismo". Ele explica que o termo não é mais usado, pois o prefixo "ismo" remete a uma ideia de patologia, de doença.



2 – Portanto, como destacou o leitor, o mais correto seria o termo homossexualidade. Wanderson enviou também um artigo que explicita bem essa diferença, que está disponível neste link.



3 – Depois do duelo da Chafic Murad, os candidatos a prefeito de Vitória se preparam para a nova batalha, desta vez na Alberto Torres. Façam suas apostas. Será nesta sexta-feira (26).

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/