Sábado, 20 Abril 2024

Teste da mudança

 

Os primeiros movimentos para escolha das equipes de governo dos prefeitos eleitos dos quatro principais municípios da Grande Vitória irão apontar se a proposta da mudança estava só no discurso de campanha dos candidatos ou se realmente é para valer. 
 
Esta semana, os prefeitos eleitos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, respectivamente, Luciano Rezende (PPS), Rodney Miranda (DEM), Audifax Barcelos (PSB) e Juninho (PPS), devem anunciar as equipes de transição que irão definir o perfil dos nomes que ocuparão as secretarias dos quatro municípios. 
 
As perdas de arrecadação com o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) e com a iminente aprovação do novo sistema de partilha dos royalties do petróleo, que ameaçam a saúde financeira da maioria dos municípios capixabas em 2013, foram respondidas nas campanhas com a promessa de gestões austeras. 
 
Os quatro prefeitos eleitos prometeram formar seus quadros a partir de critérios técnicos e não políticos. Ou seja, no “pacote da mudança”, os candidatos asseguraram que não transformariam os cargos em “moeda de troca” para a paga dos apoios de campanha, como geralmente acontece no “modelo antigo”, vamos dizer assim. 
 
Formar equipes pelo critério de competência seria inclusive uma das estratégias dos novos prefeitos para enfrentar a “fase das vacas magras”, que deve tirar o sono das novas equipes nos dois primeiros anos de governo. Por isso o anúncio dos nomes que conduzirão a transição, que vão dar a base para a formação da equipe de governo, é tão importante. 
 
Por enquanto, os prefeitos eleitos juram de pés juntos que não transformarão as administrações em “balcão de negócios” para pagar favores de campanha ou acomodar afilhados políticos. Será?
 
Esta é a hora de descobrirmos o quanto os então candidatos, agora prefeitos eleitos, estão realmente comprometidos com a proposta de mudança ou se eles vão recuar e continuar fazendo política como nos “velhos tempos”. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/