Quinta, 25 Abril 2024

Teste de força

 

Na última semana do segundo turno, a disputa em Vitória gira em torno de três pontos: a possibilidade de a base do PT votar nulo; o esforço do candidato tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas de criar um fato novo que o permita arrancar na reta final, e a necessidade de o até agora líder nas pesquisas, Luciano Rezende (PPS), se afirmar. Qual seria o alcance de cada perna desta no eleitorado? No caso do PT, é uma decisão geralmente acompanhada por blocos, portanto, tem efeito. Já a questão que envolve os candidatos, está na seguinte avaliação: o que representa a saída do tucano do jogo político para o emocional, e o impacto disso na campanha de Luciano. E, do outro lado, a capacidade do candidato do PPS de sair ileso desse processo e conseguir mostrar que tem perfil para administrar a cidade. Resta saber se algum movimento pesa mais no balanço final, ou se não chega a ter força para alterar o cenário. O perde e ganha passam por ai. 
 
Teste de força II
Já há quem diga que a distância entre Luiz Paulo e Luciano encurtou ainda mais. A conferir. 
 
Representou
O antigo e vazio discurso do retrocesso e crime organizado, que tanto foi explorado durante o governo Paulo Hartung (PMDB), permanece vivo na boca dos hartunguetes de carteirinha. Que o diga Haroldo Correa, candidato a vice-prefeito na chapa de Luiz Paulo Vellozo. Sabatina da CBN Vitória, nesta segunda-feira (22), não deixa dúvida da digital de Hartung.
 
Já vi esse filme
Interessante é que Haroldo tratou do problema de loteamento de cargos. Mas não precisa puxar muito na memória para lembrar que a prática não é de agora. Luiz Paulo, quando sucedeu Hartung, herdou boa parte do secretariado do então prefeito, mantendo-o até sua reeleição. Faça o que eu falo...
 
Constatação
Tem núcleo de esquerda com posições bem contraditórias nesta eleição, apoiando Luiz Paulo em Vitória e Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha. No mínimo esquisito. 
 
Somou
O marqueteiro Sandro Pena, que amargou derrota em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), com a candidatura de Glauber Coelho (PR), reforça no segundo turno a campanha à reeleição do prefeito Neucimar Fraga (PR), em Vila Velha.
 
Por falar nisso...
Rodney não compareceu ao debate da Rádio América, nesta segunda-feira (22). O demista havia confirmado presença. 
 
Meta
Passada a ressaca da eleição, o prefeito eleito na Serra, Audifax Barcelos (PSB), enfatiza seu desejo de fazer o secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, deputado federal em 2014. Desejo, para ele, é a tradução de compromisso. 
 
Meta II
Na mesma pegada, o socialista pretende trabalhar para reeleger Roberto Carlos (PT) deputado estadual, sem deixar de ajudar também o deputado federal Carlos Manato (PDT). São três lideranças políticas da Serra que estiveram com Audifax durante todo o processo eleitoral. 
 
Registro
Vez ou outra, algum leitor questiona a coluna e Século Diário pela falta de abordagem ao caso do mensalão. Explicação: somos um jornal regional. 
 
140 toques
“Os petistas não conhecem esse tal sindicalista que apareceu no programa do LP: só pode ser do Rio! Hihihi”. (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Todo bom político é dissimulado. Eu, por exemplo, sou péssimo porque digo o que penso”. Cláudio Lembo 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/