Quinta, 18 Abril 2024

Time reserva

 

O tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas dá sinais de que tem um problema a resolver na disputa ao segundo turno em Vitória: desvincular sua campanha da imagem do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). O ex-prefeito, que saiu da posição de liderança com folga para fechar o domingo atrás do candidato do PPS, Luciano Rezende, já aponta intenção de chamar para a campanha os deputados federais César Colnago (PSDB), Lelo Coimbra e Rose de Freitas - ambos do PMDB. Mas no caso da vice-presidente da Câmara, o buraco é mais embaixo. Embora tenha sido a primeira a declarar apoio a Luiz Paulo, antes mesmo de o PMDB definir posição, o tucano entregou sua candidatura de mão beijada para Hartung, adversário político de longa data de Rose, e a deixou de escanteio. A deputada não foi convidada a gravar propaganda eleitoral, muito menos a caminhar com o tucano. Agora, aos 45 minutos do segundo tempo, Luiz Paulo quer tirar o “craque” de campo, que já foi testado e não correspondeu, e colocar outro jogador para resolver a partida. Caso também não vingue, é Rose quem vai vestir a camisa de perdedor. O débito pode ser alto. 
 
Marco
Vale lembrar quando e onde a derrocada de Luiz Paulo começou. Na festança do Álvares Cabral, em Vitória, realizada para consolidar o apoio de Hartung à candidatura. O ex-governador apareceu com o salvador da pátria. Mas o efeito foi contrário. De lá para esse domingo, votos de Luiz Paulo só despencaram, e em ritmo acelerado.  
 
Matemática
Por falar em Lelo, o presidente do PMDB no Estado puxa sardinha no Twitter, ressaltando que o partido foi muito bem na disputa deste ano e continua sendo o que tem maior número de prefeituras. Não procede. Por aqui, quem cresceu de tamanho foi o PSB, do governador Renato Casagrande. PMDB caiu de 21 para 13 prefeituras. PSB e PMDB estão agora com 21 prefeituras, portanto, empatados. 
 
Matemática II
O presidente regional do ninho tucano, César Colnago, faz o mesmo, e se remete ao racha antigo entre PSDB e PT. Mas no Estado, cenário não é bom. Perdeu prefeituras e não se destacou na disputa de domingo (7).
 
Ufa!
Para não dizer que o prefeito João Coser (PT) saiu como completo derrotado nesta eleição, foi ele o responsável pela vitória de Pedro Costa em Ecoporanga (noroeste do Estado). Coser socorreu financeiramente a campanha do correligionário, que acabou ganhando de um candidato que não tem problema nenhum com dinheiro, Elias Dal Col (PSD). 
 
Novos tempos
O vereador reeleito de Vitória, Zezito Maio (PMDB), que costuma liderar os votos na Capital, não repetiu o mesmo feito este ano. Quem te viu...
 
Fez diferença
Em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), um dos fatores para o crescimento do prefeito reeleito Carlos Casteglione (PT) foi o apoio da Igreja Católica. Com destaque para o monsenhor Rômulo Zagotto. Liderança importante do município, ele não só pediu votos para o prefeito, como orientou a campanha petista. 
 
Pesou
Por outro lado, não é bem assim o que diz o adversário de Casteglione, o deputado estadual Glauber Coelho (PR), depois da derrota de virada no pleito. O republicano jura que foi bem, mas na verdade tinha tudo para levar e jogou a eleição fora. Comenta-se que um dos sérios problemas foi a falta de unidade interna da própria equipe de campanha. 
 
Dica
Cravar nome de candidaturas com referência à área da saúde dá votos. Este ano foram eleitos prefeitos Adilson da Saúde (PMDB), em Água Doce do Norte; Maurício da Farmácia (PSB) em Mantenópolis; Dr. Jader (PSDB) em Marataízes; Dr. Oswaldo (PMDB) em Mucurici; Edivaldo da Farmácia (PTB) em Ponto Belo, e Dr. Henrique Vargas (PRP) em São Gabriel da Palha. 
 
140 toques
“Cantei a pedra: já tem diretor de empresa de pesquisa tecendo loas aos ‘acertos’ e passando ao largo dos erros grosseiros”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha – Roberto Belling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros”. Henri Montherlant

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/