O parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pelo arquivamento da ação popular contra as viagens da primeira-dama Cristina Gomes, entre 2005 e 2010, é meio caminho andado para se lançar uma boa e generosa pá de cal sobre as demais denúncias que pesam sobre o governador Paulo Hartung – o caso da mansão secreta em Pedra Azul, as consultorias da Éconos e a empresa familiar PPG Empreedimentos Imobiliários Ltda. Cristina bateu perna por São Paulo e Rio de Janeiro, num total de 63 viagens e 20 diárias em hotéis de luxo. Hartung ainda nem precisou se defender das acusações. O fato é que, se o Estado já se pronunciou pela rejeição da ação, quem lhe fará objeção? A cereja do bolo vem agora: a peça sustenta que, ao invés do avariar o erário, a primeira-dama fez “trabalho voluntário sem qualquer ônus para os cofres do Estado”. E que trabalho.
Trabalho voluntário
Detalhe
A peça foi assinada ainda no governo Renato Casagrande – em 19 de dezembro de 2014 – pelo procurador Paulo José Soares Serpa Filho. Hoje ele é assessor de Rodrigo Rabello, o novo procurador-geral do Estado. Baita coincidência.
Economia
Na reunião de quarta (12) entre o governador Paulo Hartung e os atuais deputados estaduais, o presidente da Casa Theodorico Ferraço (DEM) devolveu com pompa ao Executivo os R$ 25 milhões economizados pela Assembleia. O montante representa cerca de 13% do orçamento da instituição em 2014, de R$ 190 milhões. Se for assim, bem que Hartung poderia aumentar a margem de corte do Legislativo, porque, pelo jeito, está sobrando dinheiro na Assembleia.
Falando nisso…
O auditor Marco Antônio da Silva vai substituir a partir do dia 21 o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Valci Ferreira. A função era da auditora Márcia Jacccoud Freitas. Valci foi afastado em 2007 por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Zorra total
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) ostentou mais uma vez seu talento para criar controvérsias. E não daquelas saudáveis, mas aquelas com o puro objetivo de lhe dar bons holofotes. A história da candidatura à presidência do Senado foi mais uma. E tal qual o caso do senador boliviano Roger Molina, lhe garantiu os tais holofotes.
Calma, gente
O Partido Social Liberal (PSL) começa em fevereiro uma série de encontros municipais para fazer o planejamento estratégico para as eleições do ano que vem. Não deixaram nem 2015 começar direito. Mas, comentários à parte, isso mostra que o ano que começou mesmo foi 2016.
Despedida
O Diário Oficial dessa sexta (16) trouxe mais uma bacia de exonerações no governo estadual. Atingiu a Secretaria de Educação (Sedu): foram 31 cortes. Mas, somadas as exonerações das primeiras duas semanas de governo Hartung, podemos chamar o Diário Oficial de “diário sangrento”. A navalha está afiada.
Polícia Civil
O delegado Danilo Bahiense foi designado para exercer a função de superintendente de Polícia Técnico-Científica. Danilo é suplente de deputado estadual. Concorreu pelo PR nas eleições. Já o ex-chefe da Polícia Civil Joel Lyrio Junior foi designado para exercer a função de Superintendente da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Problema
O prefeito de Guarapari Orly Gomes (DEM) arrumou mais um motivo para atrair aquele tipo de turista de que ele não gosta porque não gasta na cidade: os mineiros. A prefeitura já abriu licitação para contratar empresa especializada para locação de estruturas de palco, equipamentos de iluminação e sonorização para o carnaval deste ano.
140 toques
“A cada dia admiro mais o @Pontifex_es , por sua humildade, sabedoria e ações de bem por todo o mundo”. O deputado federal eleito Givaldo Vieira (PT) tirando uma casquinha da boa fama do Papa Francisco.
Pensamento
“É o escândalo público que ofende; pecar em segredo não é pecado algum”. Molière