sábado, abril 26, 2025
24.9 C
Vitória
sábado, abril 26, 2025
sábado, abril 26, 2025

Leia Também:

Troféu da crise

Enquanto o resto do país naufragava, o governador Paul Hartung (PMDB) durante um bom tempo ostentou sozinho os bons números do duro ajuste fiscal que impôs ao Espírito Santo. Mas, agora, ele ganhou um companheiro, que notou a boa vitrine que significa uma balança positiva. O jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (23) registra que o governador Geraldo Alckmin (PSDB), potencial candidato à presidência da República em 2018, busca pautas positivas para se projetar nacionalmente e, para isso, vai anunciar que o estado paulista fechou 2016 com superávit graças a adoção de um, também, duro ajuste fiscal. A ideia é fazer um contraste com o cenário de estados quebrados. A recente projeção nacional de Hartung amparou-se na mesma estratégia e o governador capixaba tornou-se um farol no caos da finança pública nacional. No final do ano, anunciou um superávit de R$ 40 milhões no exercício de 2016. Agora, vai ter que dividir os holofotes.

Sopa de letrinhas

Se o governador Paulo Hartung (PMDB), como diz na entrevista em A Tribuna desse domingo (22), qualifica pejorativamente a estrutura partidária brasileira de “sopa de letrinhas” para negar que, um dia, pensou em migrar do PMDB para o PSDB, ele está, digamos assim, cuspindo no prato em que comeu. Dessa sopa, Hartung já se serviu muitas vezes; sabe a receita de trás para frente.

Sopa de letrinhas II

Foi nessa sopa que encontrou os nutrientes de sua força política. Hartung foi do Partido Comunista Brasileiro (PCB), daí para o PMDB, depois passou por PSDB, PPS, PSB (em que foi eleito governador pela primeira vez) e, por fim, voltou ao PMDB. Conta outra, governador.

#vitoriasualinda

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para averiguar uma suposta demora na conclusão das obras da escola municipal de ensino municipal São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória, pela prefeitura. O imóvel centenário é de interesse história para o município: abrigou a primeira escola particular de Vitória e foi residência do governador José de Melo Carvalho Muniz Freire (1892-1896 e 1900-1904).

Boletim médico

O prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni (PP) decretou estado de emergência para aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares visando o suprimento imediato na rede pública municipal de saúde. O decreto vale pelo prazo máximo de 120 dias.

Down no society

Em edital publicado na edição desta segunda (23) do Diário Oficial, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) publicou pena disciplinar de censura pública a Alessandra de Melo Campos. A médica infringiu quatro artigos do Código de Ética Médica, como o 111, que veda “divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico”.

Meneguelli na TV

Apresentador no canal pago GloboNews, o jornalista Fernando Gabeira esteve em Colatina na sexta-feira (20) e entrevistou o prefeito Sergio Meneguelli (PMDB), que colocou algumas fotos nas redes sociais. O programa será exibido no próximo domingo (29). 

Como assim?

É ótima essa do governo estadual uma consulta pública atrás de interessados na exploração econômica privada do “posto fantasma”, em Mimoso de Sul: é como se um dos maiores escândalos da primeira Era Hartung simplesmente não tivesse ocorrido. Brincadeira.

Peixes pequenos

O Ministério Público de Contas (MPC) enviou recomendação à Prefeitura de Guarapari para recuperação da restinga e cercas da Praia da Bacutia, destruídas por barraqueiros. Mas, com todo o respeito, uma polêmica ambiental muito mais grave se desenrola a poucos metros dali com a construção de um condomínio de casas de luxo que devastou o morro da Bacutia.

Melhor assim

Para não dizer que não falamos das flores, a concessionária Rodosol fez, acredite, uma ação louvável na Rodovia do Sol: instalou placas educativas destinadas aos motoristas para respeitarem o ciclista no momento da ultrapassagem. A via recebe muitos ciclistas, principalmente de modalidade esportiva.

Pensamento

“O luxo dos nobres corrompe o povo quando na abundância; é irritante, quando em penúria”. Montesquieu

Mais Lidas