terça-feira, janeiro 14, 2025
22.7 C
Vitória
terça-feira, janeiro 14, 2025
terça-feira, janeiro 14, 2025

Leia Também:

Tudo em casa

A eleição do PSDB capixaba acabou, mas não para o novo presidente do partido, César Colnago, que continua sua movimentação com os aliados tucanos Estado afora. Basta reparar na sua agenda desta semana como governador em exercício. Ele transferiu a capital para São Mateus, na última segunda-feira (20), administrado por Daniel da Açaí, em solenidade que marcou o Dia Nacional da Consciência Negra, e aproveitou para cumprir outras agendas por lá. Um dia depois, participou da aula inaugural do OportunidadES em Bairro da Penha, Vitória, ao lado da vereadora tucana que tem reduto na região, Neuzinha Oliveira. Nessa quarta-feira (22), reuniu uma multidão no Palácio Anchieta, onde lançou um programa de restauração de ruas para Cariacica. Em meio às lideranças políticas, lá estava a também vereadora do PSDB, Ilma Siqueira, que deixou sua assinatura no documento. Já nesta quinta, último dia como governador, foi a vez de inaugurar o Ponto de Apoio da PM e Centro Integrado de Segurança Pública de Braço do Rio, em Conceição da Barra, município comandado pelo prefeito tucano Francisco Vervloet, o Chicão. Todos eles importantes para a barulhenta eleição de Colnago à presidência do PSDB, no último dia 11. Com a cadeira de governador à sua disposição, o vice parece ter aproveitado para agradecer. O esforço dele, a partir de agora, será outro: se credenciar à sucessão estadual, mas uma vez, contando com o apoio dos aliados tucanos. Uma mão lava a outra.
Sintomático
Ah, não pode passar em branco: a primeira visita de Colnago nesse período, no último final de semana, foi nada menos do que em Terra Vermelha, Vila Velha. Junto com o prefeito Max Filho, seu adversário no pleito interno do PSDB. Pose pra foto, ombro a ombro…aquela coisa toda. Colnago não dá ponto sem nó. 
Estratégico
Por falar na festa de São Mateus, a presença da tucana ligada a Colnago, Fernanda Pereira, repercute nos bastidores. Servidora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e um dos votos favoráveis à polêmica filiação no partido do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, ela é cotada para a disputa à Assembleia no próximo ano.
Companhias
Aliás, Octaciano e o secretário de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite, estão em todas as andanças de Colnago. 
(In) Gratidão
O senador Magno Malta partiu para cima do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que por sua vez criticou o presidenciável Jair Bolsonaro (PSC). É mais um prato no qual Malta cospe.
(In) Gratidão II
Afinal, depois de virar acusador de Lula e Dilma, para quem pediu votos e ajudou a eleger em 2002, 2006 e 2010, respectivamente, agora critica o ex-presidente do período em que conseguiu emplacar a CPI do Narcotráfico, quando ainda estava na Câmara, com a ajuda do então líder do governo no Senado, Élcio Alvares. Foi com essa CPI que ele ganhou projeção e chegou ao Senado. 
'Em nome de Deus'
Ainda sobre Magno, as redes sociais repercutem coluna publicada no El Pais nessa quarta-feira (22), sobre a campanha conservadora do senador no Congresso, como a absurda proposta que impede o aborto até em mulheres que sofreram estupro, correm risco de morte ou gestam um bebê sem cérebro.
'Em nome de Deus' II
“O senador capixaba Magno Malta (PR) age no Congresso com uma espécie de procuração de Deus. Pastor evangélico, em nome de Deus votou contra a criminalização da homofobia. Cantor gospel, em nome de Deus é a favor da flexibilização do Estatuto do Desarmamento. Em nome de Deus, defende a chamada ‘escola sem partido’ e o cerceamento da liberdade de expressão artística. Em nome de Deus, pretende impor regras mais rígidas à já rígida legislação sobre o aborto… Estranho Deus esse, o do senador Magno Malta…”, resume muito bem o texto de Luiz Ruffato.
Demorou
A prefeitura de Vitória marcou, finalmente, para o dia cinco de janeiro próximo, às 14 horas, a concorrência para contratação da empresa que irá executar as obras de serviços de contenção de blocos rochosos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Roberto Vieira Gomes, no bairro São Benedito, além de dragagem urbana do entorno. Os 240 alunos foram remanejados da unidade, em junho passado, após denúncia do vereador Roberto Martins (PTB), feita bem antes, em março.
Demorou II
Na ocasião, em uma de suas visitas às escolas da Capital, o vereador alertou para problemas estruturais na EMEF Paulo Roberto e os riscos aos alunos, professores e funcionários, de desabamento de uma pedra condenada pela Defesa Civil, localizada no alto do morro. A prefeitura não ter visto isso antes, hein… 
Sobe, desce
A participação do Espírito Santo entre os maiores produtores de petróleo saltou de 1,0% para 14,6% entre 2000 e setembro deste ano. Os números da Agência Nacional do Petróleo (ANP) foram divulgados no blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. Ele compara com o estado do Rio de Janeiro – cuja participação caiu de 80% para 67,5% no mesmo período. Mais um prato cheio para Hartung, que adora pisar no estado vizinho.
Nas redes
“Senti falta, no projeto [PDM] enviado pela Prefeitura à Câmara, de uma abordagem mais clara em relação a vários temas muito importantes, como o barulho, por exemplo. Será que vamos precisar continuar vivenciando os conflitos entre comerciantes e moradores? Como fica o descanso dos moradores e a vida noturna na cidade?”. (Vereador Max da Mata – PDT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos”. Carlos Drummond de Andrade

Mais Lidas