Terça, 30 Abril 2024

Ufa!

 

A Operação Derrama prendeu sete ex-prefeitos na movimentada manhã desta terça-feira (15). Veja a sorte da ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub, e seu marido, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço. Pegue o mapa do estado. Entre os ex-prefeitos, foram detidos Edson Magalhães (Guarapari), Edival Petri (Anchieta) e Ananias Francisco Vieira (Marataízes). Piúma e Itapemirim por ora escaparam, embora estejam sendo investigadas. Imaginem se a sra. Ayub estivesse entre os detidos? Seria um golpe daqueles em Ferraço, que daqui a duas semanas se reelege presidente da Assembleia. Essa foi por pouco, hein, Ferração. 
 
Alívio
 
O PPS também se safou por um triz nessa Operação Derrama. O ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães se desfilou da sigla semana passada. Alívio também no PSDB: o ex-prefeito de Anchieta Edival Petri migrou para o PMDB em agosto. 
 
Futura
 
Informações de bastidores dão conta de que uma reunião no Instituto Futura decidiu pela demissão de supervisores de campo. A ideia seria suspender os trabalhos com pesquisas quantitativas e só continuar com as qualitativas e os trabalhos de consultoria. 
 
Futura II
 
Se confirmada tal informação, a conclusão é uma: a Futura está colhendo o que plantou nas eleições dos últimos anos, sobretudo no pleito de 2012, com suas controversas pesquisas. Nas eleições de outubro passado, a credibilidade da Futura desceu abaixo de zero.
 
Perde e ganha
 
Na longínqua chance do vereador Namy Chequer (PC do B) ir para a Assembleia Legislativa, quem perde com isso é a Lei de Controle da Poluição do Ar de Vitória, cuja autoria pertence a Namy. Se com ele na Câmara e lei, promulgada, não pega, sem ele vai ficar ainda mais difícil. Essa história Namy/Assembleia é porque se Dary Pagung (PRP) for para o Tribunal de Contas (TCES), quem assume sua vaga é o ex-presidente da Câmara de Guarapari, José Raimundo Dantas (PRP). Mas Dantas tem broncas na Justiça Eleitoral. Se Dantas não for, quem vai é Namy.
 
Espertão
 
O presidente do Insituto Sincades Idalberto Moro aparece num artigo em A Gazeta desta terça-feira (15) lamuriando a unificação do ICMS. Entre as conseqüências, ele lamenta que o Compete-ES perderá sua eficiência. Idalberto tem razões de sobra para lamúrias.



Espertão II



O Compete é um instrumento que permitiu que o Insituto Sincades se transformasse no grande mecenas das artes capixabas, definindo o que é e o que não é cultura. Inúmeros projetos tem sido contemplados pelo Sincades. À exceção de Idalberto Moro, ninguém mais sabe o critério usado para a escolha dos projetos. 
 
Outra coisa...
 
Nessa segunda (14), a coluna disse que uma nova palavrinha entrou na moda da prosa política capixaba: “ameaça”. E qual o título da coluna do sr. Moro? “Ameaça aos capixabas”. Para entrar na moda mesmo, só faltou flexioná-la no plural.
 
Há vagas
 
Assinar, como requerem as entidades da área, o Programa Estadual de Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, o governo estadal não assina. Mas, engraçado, a Secretaria Estadual de Assistência social e Direitos Humanos (Seadh) abriu processo eleitoral para preencher as vagas à sociedade civil no Conselho Estadual de Direitos Humanos para o biênio 2013-2014. De que valem as vagas?   
 
Bloco na rua
 
Parece boa a ideia da Serra para o Carnaval no município. A intenção por lá é fortalecer os blocos de rua e as manifestações das comunidades. Tanto que a primeira decisão tomada foi substituir os shows em palcos por minitrios elétricos para circular, tocando marchinhas e sambas tradicionais.
 
140 toques
 
“Se não houvesse alteração em minha Lei este aumento da passagem teria que ter sido divulgado com 30 dias de antecedência e não na véspera”. O deputado estadual José Esmeraldo (PR) no twitter. Isso aí. Anunciar aumento de passagens na véspera é ato covarde.
 
Pensamento
“Quanto mais se ouve nossa voz interior, mais se ouvem também as asprações ao redor”. Dag Hammarskjöld

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/