Quarta, 24 Abril 2024

Um olho no peixe...

Na Serra, onde a disputa é muito dura entre o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o deputado federal Audifax Barcelos (PSB), a prática de boca de urna pode ser um fator de desequilíbrio neste domingo (7). Embora caracterize crime, a previsão é que os boqueiros compareçam em peso às seções eleitorais, na tentativa de aliciar os eleitores. Como a maioria dos vereadores tem seus boqueiros, a situação pode favorecer o prefeito pedetista. Segundo as previsões, Vidigal aparece em desvantagem em relação a Audifax nas intenções de votos. Essa liderança do socialista, porém, não garante passar ileso a influências no momento da votação. É que o cenário, apesar de desenhado em favor de Audifax, é apertado. Se a boca de urna funcionar ao gosto do freguês e longe dos olhos da fiscalização, pode ter peso decisivo. Todo cuidado será pouco. 

 
Segue...
A atuação dos boqueiros, é bom registrar, não será exclusividade da Serra. Em muitos municípios com eleição indefinida, que não são poucos, prevalecerá a mesma estratégia. Candidatos com poder financeiro levam a melhor. 
 
Fez história
Se existe um assunto que o candidato a prefeito em Vila Velha Rodney Miranda (DEM) não pode cantar de galo, é a segurança pública. Uma ousadia e tanto ele criticar o prefeito Neucimar Fraga (PR) por ações na área que arruinou quando estava à frente da pasta estadual. Período de recorde de homicídios e lideranças em rankings nacionais. Essa conta você não divide com ninguém, Rodney!
 
Irreconhecíveis
Interessante nos debates é a indumentária orientada pelos assessores e marqueteiros que, na maioria das vezes, descaracteriza o perfil dos candidatos. Na rua são vistos e conhecidos por um jeito, mas na TV de forma totalmente oposta. É possível aparecer bem sem destoar tanto, não?
 
Cautela
Por falar nisso, se o último debate entre os candidatos de Vitória, nessa quinta-feira (4), na TV Gazeta, era para definir o pleito de domingo (7), não cumpriu seu objetivo. Ninguém quis se comprometer e partir para o confronto real. 
 
Nova disputa
A propósito, contrariando a vontade do ninho tucano, 61% (860 votos) dos eleitores de Século Diário acreditam que haverá segundo turno em Vitória. Enquete sobre o assunto revela ainda que outros 37% (534 votos) confiam que Luiz Paulo vá liquidar a fatura de primeira, e 2% (23 votos) ainda não sabem. Participaram 1.417 pessoas. 
 
Mártir
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que liberou a candidatura à reeleição do prefeito Jorge Donati (PSDB) em Conceição da Barra, é um prato cheio para o tucano se fortalecer na disputa, posando de vítima e perseguido político. Donati, que já liderava,  deve ganhar de lavada de seus adversários neste domingo. 
 
Mártir II
O prefeito passou a adotar esse discurso com mais ênfase este ano, desde que foi acusado de ser o mandante do crime que vitimou o sindicalista Edson Barcellos, motivo pelo qual esteve preso por duas ocasiões. No retorno ao município, com pinta de pobre coitado, foi ovacionado e recebido com festa. Muita festa. 
 
Negócio de família
Em Presidente Kennedy, o prefeito atolado até o pescoço com a Justiça, Reginaldo Quinta (PTB), resolveu proteger o novo mandato que está prestes a conquistar, emplacando a sobrinha Amanda Quinta Rangel (PDT) no seu lugar na chapa da disputa à prefeitura. Apesar de liberado para a eleição, Quinta evita assim que corra riscos depois, já que os processos ainda vão rolar. Amanda assume, mas quem governa é o petebista. 
 
Lembrete
Foi a própria Amanda que registrou a candidatura do tio quando ele estava preso no Quartel da Polícia Militar, por acusações de fraudes. De posse de uma procuração, Amanda garantiu o nome de Quinta no páreo. O prefeito, aliás, sempre reservou bastante espaço para as sobrinhas em sua administração. Que diga Geovana Quinta Costalonga...
 
140 toques
“Vamos reproduzir a crise da USP (Universidade Federal de São Paulo) na Ufes (Universidade Federal do Estado)? Século Diário: Polícia Militar prende três estudantes dentro da Ufes. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha – Roberto Belling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte”. Max Weber

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/