Quinta, 28 Março 2024

Uma paixão nacional

 

O alimento americano mais odiado pelos brasileiros é a manteiga de amendoim. Não pegou entre nós e não entendemos a razão desse péssimo hábito, principalmente entre as crianças – o sanduíche de manteiga de amendoim é o item mais popular da merenda escolar. Um estudo revelou que uma criança americana consome 1.500 sanduíches de manteiga de amendoim e geleia desde o jardim de infância até terminar o segundo grau.
 
O consumo não para aí, sendo altamente apreciado em qualquer tempo, ocasião e lugar. Eles dizem que combina com tudo. O amendoim teve origem na América do Sul, e os incas já faziam uma pasta do grão para se alimentarem. Daqui ele foi levado para a África, migrou para a Espanha, que trouxe o produto de volta vendendo-o para as colônias americanas. Quase uma volta ao mundo então conhecido, e moda que persiste até os dias de hoje com nossas matérias primas - aço, petróleo, pré-sal.
 
Mas não se sabe exatametne quem inventou a famigerada manteiga. Entre 1880 e 1932, George Washington Carver, cientista, inventor, botânico e educador afro-americano criou mais de 300 usos para o amendoim, como queijo, café instantâneo, tinta, papel, cosméticos, óleos. Até triglicerina. Carver é o mais provável inventor da manteiga, em 1880, mas não registrou o produto por acreditar que os alimentos eram um presente de Deus. Acho que o presente era o Carver.
 
Tentando beneficiar os fazendeiros pobres do sul dominado pela cultura do algodão dos latifúndios, Carver ficou famoso por pesquisar e promover culturas alternativas como o amendoim, a soja e a batata doce, tanto pelas qualidades nutritivas como para melhorar a situação financeira. Carver tornou a cultura do amendoim uma das mais importantes no sul dos Estados Unidos a partir de 1900.
 
Em 1890, um certo Dr. Kellogg inventou o processo para fabricar cereal de milho e de trigo. Em 1895 ele fabricava e patenteou uma manteiga vegetariana feita de amendoim para alimentar os pacientes de seu sanatório. A novidade se espalhou depressa, e em poucos anos já tinha se tornado uma preferência nacional. Kellogg, isso mesmo, é aquele do cereal.
 
Em 1930, a Snickers se tornou a primeira fabricante de chocolates a usar o amendoim em seus produtos. A primeira máquina industrial para produção da manteiga de amendoim foi criada por um certo Dr. Ambrose Straub, em 1890, e patenteada em 1903. O médico procurava um modo de fazer seus velhos pacientes desdentados ingerirem proteínas.
 
Mas foi a Segunda Guerra que popularizou a manteiga de amendoim. Em 1940, por causa do racionamento de açúcar e gordura, a dobradinha manteiga de amendoim e geleia se transformou num hábito que nem a recente contaminação por salmonela conseguiu derrubar. Virou parte da cultura e do folclore; tem até música sobre o tema. E quem diria, o amendoim é um legume!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/