
Há um mês o governador Paulo Hartung (PMDB) e sua equipe tentam de tudo e mais um pouco para fazer “pegar” a nova campanha publicitária da gestão estadual, batizada de #AmorS2es. A proposta, vendida como uma sacada de mestre para divulgar os pontos turísticos do Estado, está nas redes sociais, em canais de TV fechada e aberta, outdoors, tem site próprio, etc, etc e etc. Mas quanto, afinal, custou tudo isso? Ao contrário do que deveria, não há essas informações no Portal da Transparência, desatualizado desde dezembro do ano passado em relação aos gastos com publicidade – quanta transparência! Bom, passados todos esses dias do lançamento da campanha, que teve aquela pompa e circunstância de sempre, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) divulgou, nesta quarta-feira (4), o que seria o montante investido: R$ 1 milhão. A entidade avisou que irá protocolar pedido de esclarecimentos para verificar as possíveis irregularidades e, como forma de protesto, convoca os servidores a mostrar como é viver em um estado administrado pelo governador, utilizando a mesma hashtag #AmorS2es – já imaginou? Agora, olhando bem o volume de dinheiro destinado a marketing e publicidade pelo governo do Estado desde o ano passado, vou te falar: que “crise”, hein, Hartung!
‘Vacas gordas’ II
Só para lembrar, de janeiro a novembro de 2015, a atual gestão, essa mesma que repete todo dia o discurso dos cofres vazios, desembolsou nada menos do que R$ 19,65 milhões com publicidade institucional. Fora os números escondidos.
Devagar
E o pior, a campanha do momento nem emplacou. O termômetro são as próprias redes sociais, foco da proposta.
Tiro certeiro
A cada adiamento da leitura do relatório pela CPI dos Empenhos, como voltou a ocorrer nesta quarta-feira, mais aumentam as certezas no mercado político de que a intenção é jogar o caso para próximo das eleições e, assim, concluir o objetivo de desgastar a imagem do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Como se sabe, é na disputa de outubro próximo que o socialista tentará retomar seu território político.
Na rua
O tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, pré-candidato à prefeitura de Vitória, começa a colocar as asas de fora. Na próxima terça-feira (10), reúne a militância, lideranças e moradores no Clube 106, em Jardim da Penha. Adivinhe o assunto do encontro?
Quem diria…
A Odebrecht Ambiental S/A e a Infravia Estudos de Viabilizada Ldta. estão fora dos estudos para terceirização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Aracruz, norte do Estado. A prefeitura revogou a autorização para tal, sob alegação de “não cumprimento da legislação vigente”. Depois da Lava Jato, a Odebrecht não será mais a mesma. A empresa não perdia uma.
Mudança
A promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro pediu afastamento de três meses de suas funções para elaboração de tese de mestrado. Quem responde agora pelo Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa) é Francisco Martinez Berdeal. A substituição gerou burburinho nos bastidores. Primeiro, porque coincidiu com a posse da nova procuradora-geral, Elda Spedo, segundo, porque ela tinha bom trânsito com entidades ambientalistas.
Mudança II
Aliás foram feitas várias alterações na estrutura do Ministério Público nesta semana. As portarias têm data do dia dois, segunda-feira, exatamente o dia da posse da nova procuradora-geral, que é aliada do ex-comandante do MPES, Eder Pontes.
Passos lentos
A Câmara de Vereadores de Vila Pavão aprovou as contas do prefeito do município, Eraldino Jann Tesch (PMDB), relativas ao exercício de 2013. A decisão, que acaba de ser publicada no Diário Oficial, vem ao mesmo tempo da análise de contas do antecessor, referentes a 2011. Mas Ivan Lauer não teve a mesma sorte. Gente, mas que demora em julgar esses processos!
Nas redes
“Me reuni com diversas mães no Parque Manolo Cabral (Chácara Paraíso) e comprovei que o espaço está em total estado de abandono. O piso foi retirado e os pequenos estão brincando em condições precárias, expostos a riscos. Já solicitei ao Executivo, por diversas vezes, providências e, mais uma vez, reitero, deixando minha indignação”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – PTB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O menos mau dos governos é aquele que se mostra menos, que se sente menos e que se paga menos caro”. Alfred de Vigny