sábado, agosto 9, 2025
21.9 C
Vitória
sábado, agosto 9, 2025
sábado, agosto 9, 2025

Leia Também:

Vai estar em todas

Enquanto o governador Paulo Hartung (PMDB) vem costurando várias articulações nas disputas municipais do Estado, atraindo aliados para um lado, fechando alianças de outro, mas sempre tentando manter a pose de que não subirá em palanques, seu desafeto, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) deve tentar subir no maior número possível de palanques, sobretudo, na Grande Vitória.
 
Isso deixa em crise boa parte dos pré-candidatos a prefeito nesta eleição. A maioria está temerosa de se colocar contra o governador Paulo Hartung, e uma vez eleito, ter que passar pelo que passou Max Filho (PSDB), quando era prefeito de Vila Velha e não escrevia pela cartilha do governador.  Como se ficar do lado de Hartung hoje garantisse algum compromisso no futuro. Até parece!
 
Por outro lado, já não é grande vantagem dizer que é candidato do Hartung, slogan que ajudou a eleger Rodney Miranda (DEM), em Vila Velha, em 2012. A popularidade do governador não é lá essas coisas e por isso mesmo ele deve ficar longe dos palanques. Aliás, não é bom disso. Em 2012, quando fez isso em favor de Luiz Paulo, na disputa pela prefeitura de Vitória, acabou atrapalhando.
 
A situação de Casagrande hoje é melhor. Como saiu derrotado da disputa eleitoral de 2014, o desgaste de seu sucessor aumenta o seu capital. Como venceu a disputa na Grande Vitória, se credencia como puxador de votos. Como tem um bom desempenho de campanha, sobretudo, na rua, é uma grande companhia para os candidatos. 
 
Casagrande precisa estar nos palanques deste ano, precisa lançar o maior número de candidatos por ele apoiado e concentrar esforços para eleger os aliados. Em Vitória, por exemplo, por mais que a classe política não acredite na lealdade do prefeito Luciano Rezende (PPS) ao socialista, a conquista da reeleição, caso aconteça vai inevitavelmente ser contabilizada para Casagrande, querendo o prefeito ou não.

E esta, aliás, seria a vitória mais simbólica para o ex-governador e a derrota mais dolorida para o atual governador, que tem feito de tudo para impedir a reeleição de Luciano Rezende, para, indiretamente, atingir Renato Casagrande. 

 
Fragmentos:
 
1 – Pouco depois de saber a decisão da Nacional do PDT, o deputado federal Sérgio Vidigal participou de um evento em Jacaraípe. Parece mais animado para a disputa eleitoral no município.
 
2 – Enquanto o deputado Hércules Silveira caminhava para a tribuna da Assembleia na sessão desta terça-feira, com sua já famosa “boneca que fuma”, para mais uma vez falar sobre a semana de combate ao tabagismo, teve que ouvir piadinha do presidente da Assembleia.
 
3 – Theodorico Ferraço (DEM) que vive provocando e sendo provocado por Hércules, disse que aquele (a boneca que tem longos cabelos loiros) era o peemedebista quando jovem e tinha cabelo. 

Mais Lidas