Sexta, 29 Março 2024

Vamos dar graças

Vivendo na América é impossível não se envolver e participar do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving  que tradicionalmente acontece não na última, mas na quarta quinta-feira de novembro. Esse é um dos poucos feriados não transferidos para a segunda-feira, e o único que deve ser decretado todos os anos pelo presidente. O discurso é uma tradição que não traz nenhum desafio para o chefe da nação, acostumado a discursar nos grandes eventos nacionais.



 Esse ano não foi bem assim, e com um discurso de apenas três minutos, Obama se encontra sob a ira dos americanos conservadores, leia-se republicanos, porque não quis ou não julgou necessário fazer um agradecimento formal a Deus.  Obama agradeceu aos veteranos que defendem o país e aos voluntários que preparam a famosa sopa do Thanksgiving, distribuída aos pobres e que se tormou outra tradição originada pelo feriado. Embora tenha terminado seu discurso com o tradicional, “Deus os guarde”,  os inimigos não perdoam.



 A tradição do feriado começou com George Washington, em 1789, e tradicionalmente vem gerando outras tradições. Uma delas é a parada da Loja Macy’s, em Nova Iorque, iniciada em 1926, e que tradicionalmente abre as celebrações natalinas. A parada é tema do filme “Milagre na Rua 34”. Outra tradição bem mais recente é o perdão ao peru na Casa Branca. Perus vivos são tradicionalmente presenteados ao presidente desde a administração de Lincoln.



 Em 1974 o presidente Harry Truman resolveu poupar o peru que lhe foi presenteado pela Federação Nacional do Peru. O fato é conhecido mas nunca foi comprovado, portanto, considera-se que a tradição de poupar o peru da panela se iniciou oficialmente com Bush pai, em 1950. Desde 2005, os perus perdoados são tradicionalmente enviados para a Disneylândia, na Califórnia, onde abrem a parada  do Thanksgiving, e vivem tranquilamente o resto de suas vidas na Frontierland.



 Perdoar um peru  não significa tradicionalmente que os outros estão salvos. Nesse feriado os americanos devem consumir 46 milhões de perus!  E o que vão comer os 50 convidados da tradicional ceia na Casa Branca?  Com poucas variações, o menu é tradicional: Peru e presunto assados, com recheios diversos, inclusive um de ostras; saladas; macarrão cremoso; batata doce; pirê de batata; suflê de vagem. Sobremesas: tortas de banana, de maçã, de abóbora, de batata doce, de mirtilo e de cereja. Os pratos favoritos de Obama são o peru e a torta de abóbora.



 Mais uma tradição originada do feriado ameaça sumplantá-lo. Ou, como acontece muitas vezes, o subproduto supera o produto. Raro dia imprensado entre um feriado e o fim de semana, a chamada Sexta-feira Negra ameaça se tornar o evento mais importante do fim de semana recheado de tradições. E por que não? O feriado se resume a um jantar em família, enquanto a sexta-feira se tornou uma competição com muita adrenalina, onde o desafio é encontrar, disputar e conquistar as melhores ofertas que as lojas tradicionalmente oferecem apenas nesse dia. A largada é dada à meia noite da quinta-feira!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/