quinta-feira, abril 17, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, abril 17, 2025
quinta-feira, abril 17, 2025

Leia Também:

Vitrine cobiçada

Interesses políticos à parte, não é sem fundamento a “grita” dos deputados estaduais da sessão dessa terça-feira (27), na Assembleia Legislativa, de que a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), comandada por Octaciano Neto, sempre serviu de escada para voos na política. Foi assim com o senador Ricardo Ferraço (PMDB), com o vice-governador César Colnago (PSDB), e até com Ênio Bergoli (PV), que não chegou a se candidatar depois de ficar por cinco anos na pasta, mas quase entrou na composição de chapa com o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e ajudou a eleger, em 2014, o deputado federal Evair de Melo (PV), então presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em tempos do discurso de vacas magras, quando solenidades, oba-obas e afins se tornaram eventos não tão comuns no Estado, está todo mundo preocupado em garantir o seu. Ainda mais quando está em jogo uma vitrine que garante fixar marca no interior do Estado e ainda ampliar a rede de lideranças políticas. A fórmula da Seag não costuma falhar.
 
‘Numa boa’
Agora, se lá na frente, se confirmarem as pretensões eleitorais de Octaciano, não resta dúvidas: está com a faca e o queijo na mão.

 

Ninguém segura
Já tem gente sugerindo cobrança de ingresso na Assembleia Legislativa para o “Show do Enivaldo”. Quando o deputado chega com disposição, é uma atrás da outra. Imperdível. 
 
Ninguém segura II
Aliás, nesta quarta-feira (28), em plena discussão com o líder do Governo, Gildevan Fernandes (PV), Enivaldo perguntou: “vai puxar a ‘garruchinha’, vai?”. E não parou aí. Disse que não tem medo de “pistoleirozinho de Pinheiros”. Gildevan pira. 
 
Contramão
Já Marcelo Santos (PMDB) parece que está cavando o próprio buraco. Foi mal na discussão sobre o auxílio-moradia – único a questionar legalidade da PEC de Enivaldo dos Anjos (PSD) – e também na defesa do secretário Otaciano Neto. Mudou sua postura. 
 
Incomum
Quem passou pela Assembleia nessa terça-feira (27), pela manhã, diz que se deparou com uma cena no mínimo questionável. Ocorria, naquele momento, a convenção estadual do DEM, em pleno horário de expediente, e conduzida por um funcionário da Casa. Pode?
 
Sintomático
No Dia do Servidor, nesta quarta-feira (28), somente os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e de Cariacica, Juninho (PPS), fizeram referências à data. No Facebook do governador Paulo Hartung (PMDB), nada. Nem de seu aliado, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Ah, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), também passou batido. 
 
Sintomático II
Não por coincidência, Hartung e Rodney foram os principais alvos dos protestos dos servidores nesta quarta. O convite dos servidores do Estado era “venha descomemorar com a gente”, só aí já se vê o nível de insatisfação. Em Vila Velha, houve ocupação na prefeitura e entorno.
 
Será?
O ex-prefeito de Vila Velha Vasco Alves (PR) garante que venceu suas batalhas na Justiça e pode se candidatar a prefeito em 2016. Avisa que vai se colocar à disposição do partido e convoca o povo para comemorar a notícia e seu aniversário neste sábado (31), na Barra do Jucu. 
 
Nas redes
“Ganhar as eleições sorrindo para as pessoas e depois governar rindo da cara delas, é um grande desrespeito. Eu não estou rindo”. (Do deputado estadual Marcelo Santos – PMDB – para o prefeito de Cariacica Juninho, no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Pouco civismo e muito cinismo, os males do Brasil são”. José Nêumane Pinto 

Mais Lidas