Mais: programação; Circuito Cultural Latinidades; e Comitiva Chilena no Estado
A 4ª Mostra CineMarias, que acontece nos próximos dias 22 e 23, terá como homenageada Ana Maria Gonçalves, a primeira mulher negra a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 128 anos de história. A homenagem será no sábado (23), a partir das 18h40, no Cine Metrópoles, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras.

A escritora, eleita em julho deste ano, é autora do livro Um Defeito de Cor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira contemporânea. A obra narra a vida de Kehinde, uma mulher africana que foi capturada e escravizada no Brasil. Também faz uma revisão historiográfica que se propõe à refletir sobre os assuntos e marcos históricos que caracterizam o Brasil colonial e escravagista do século XIX por uma perspectiva decolonial
Mostra

A 4ª Mostra CineMarias – Fabular Novos Futuros acontecerá no Cine Metrópolis e na Tenda CineMarias, no estacionamento do Teatro Universitário da Ufes, também no campus Goiabeiras, com programação gratuita repleta de filmes de todo o Brasil, produzidos por identidades femininas e pessoas não binárias. A programação conta, ainda, com masterclass, workshops e rodas de conversa com referências locais e nacionais.
Programação
A programação da sexta-feira (22) contará, das 9h Às 16h, com ação de retificação de nome e gênero com a equipe da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), na Tenda CineMarias. Os interessados devem se inscrever neste link. Das 10h às 12h, haverá a roda de conversa Por Dentro da Lei Maria da Penha, com Rosely Pires, coordenadora do Fordan, projeto de extensão da Ufes, e Emilly Marques, do Fórum de Mulheres do Espírito Santo, também na Tenda CineMarias. A abertura oficial da Mostra será das 18h às 20h30, acompanhada da Mostra Competitiva Capixaba e de bate-papo com os realizadores, no Cine Metrópoles.
Programação II

No sábado (22), das 10h às 12h, terá o workshop “Nem vítimas, nem vilãs: desconstruindo estereótipos femininos na ficção”, com a roteirista, escritora e atriz Manuela Cantuária. Das 14h às 16h30, Mostra
Competitiva Nacional e bate-papo com as realizadoras. Antes da homenagem a Ana Maria Gonçalves, a escritora participará de um masterclass das 17h às 18h30. Após a homenagem, premiação de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional. Todas essas atividades serão no Cine Metrópoles. As demais serão na Tenda CineMarias. São elas: oficina e roda de conversa Ritual do Rebolado – Deixa as garota brincar, com Afrofunk Rio. Para finalizar, das 22h a meia noite, Festa Treme Ú Baile – Edição Rebola.
Circuito Cultural
Circuito Cultural
O Ponto de Cultura Adesjovem irá realizar, de 20 a 23 de agosto, o Circuito Cultural Latinidades: histórias que se encontram. A programação contará com atividades para grupos específicos, mas também com atrações abertas ao público. A atividade tem apoio da Associação Reame, Triplex Vermelho, Centro Cultural Casa Raiz, Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Feu Rosa e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Viana.
Circuito Cultural II
O coordenador da Adesjovem, Gabriel Roccon, explica que o nome Circuito Cultural dá ideia de articulação, já que a programação vai passar por vários municípios e espaços culturais da Grande Vitória, proporcionando troca de experiências. O termo latinidades é na perspectiva de debater a América Latina. “A gente vive hoje um processo de fortalecimento da identidade latina”, diz.
Banda Sankofa

As apresentações abertas ao público começam na quinta-feira (21), quando haverá a apresentação da Banda Sankofa, no Centro Cultural Casa Raiz, em Marcílio de Noronha, Viana, às 20h. A banda conta em seu repertório com MPB e música xamânica. Durante o dia haverá programação fechada ao público, como uma apresentação de afrotumbe na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, na Serra, e visita da comitiva chilena ao Ponto de Cultura Adesjovem, em Cruzeiro do Sul, Cariacica.
Comitiva Chilena
A comitiva chilena, segundo Gabriel, é composta por 30 pessoas, entre elas, Marta Victoria Salgado Henríquez, patrimônio vivo do Afrotumbe, ativista chilena pela preservação da cultura africana, além de militante pelos direitos das minorias, entre elas, as mulheres. O afrotumbe é uma dança de origem africana, predominante no norte do Chile. Quem quiser, terá o prazer de conhecer na sexta-feira (22), às 18h30, quando o Centro de Vitória, reduto de várias manifestações culturais, será palco da Pasacalle de los Diablos Afrotumberos de Chile, um cortejo de Afrotumbe que começa na rua Sete de Setembro, na altura do Triplex Vermelho, e segue em direção à escadaria da Piedade.
Apresentação musical e tour

Também na sexta-feira, haverá outras duas atividades abertas ao público. Às 15h, no Triplex Vermelho, terá o Círculo de Cultura com a comitiva chilena e a comunidade capixaba. Além de bate-papo e apresentação do espaço cultural, acontecerá também a apresentação de Los Panas, grupo de estudantes e professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que busca resgatar e divulgar a diversidade cultural latinoamericana. De manhã, com concentração às 9h, no Parque Moscoso, haverá um tour pelo Centro de Vitória.
Mostra Latinidades

A programação encerra-se no sábado (23), com a Mostra Cultural Latinidades, das 14h às 21h, no CRJ de Feu Rosa, na Serra. Haverá apresentações culturais de jovens desse equipamento e dos CRJs de São Pedro e Terra Vermelha, além da apresentação de DJ Negana e Vanessa Ferr. A programação da abertura, na quarta-feira (20), será restrita à comitiva chilena e aos jovens do CRJ de Feu Rosa, que farão uma visita à Igreja dos Reis Magos, na Serra.
Até a próxima coluna!
Email: [email protected]