Quinta, 02 Mai 2024

Apenas seis municípios ainda não fizeram o plano de ação da Paulo Gustavo

paulo_gustavo_FotosFacebook Facebook

Em apenas uma semana, as gestões municipais decidiram colocar o pé no acelerador e encaminhar para o Ministério da Cultura os planos de ação da Lei Gustavo. Conforme registrado na última coluna, 36 municípios ainda não haviam feito o plano no último sábado (1), ou seja, quase 50%. Agora, o número reduziu para seis: Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis, Mucurici e Pinheiros, no norte e noroeste, e Presidente Kennedy, no sul.

Facebook

A notícia é boa, pois mostra que a pressão da classe artística tem dado resultado, traz boas expectativas para os fazedores de cultura quanto à realização de novos projetos e continuidade de outros que já foram ou estão sendo implementados, além de gerar renda para diversos setores. Mas, é claro, com a certeza de que a política de cultura no Espírito Santo tem muito a evoluir, por exemplo, deixando de ser muito limitada aos editais, entre outras iniciativas.

Números

Cinquenta municípios tiveram o plano de ação aprovado. Em três, está em elaboração: Alto Rio Novo e Vila Valério, no norte; e Conceição do Castelo, na região serrana. Outros seis encaminharam para análise: Jaguaré, no norte; Bom Jesus do Norte, Piúma e Rio Novo do Sul, no sul; Irupi, no Caparaó; e Santa Leopoldina, na região serrana. Água Doce do Norte, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Fundão, Jerônimo Monteiro, São Roque do Canaã, no norte; Alfredo Chaves, Itaguaçu e Marechal Floriano, na região serrana; Apiacá, no sul; e Divino de São Lourenço, no Caparaó; ou seja, 12 tiveram complementação solicitada. 

Conferências 

Espera-se que da mesma forma que, de uma hora para outra, os municípios deram uma guinada na elaboração dos planos de ação, façam o mesmo no que diz respeito às conferências municipais. Até o momento, somente Viana, na Grande Vitória, tem previsão de data. A conferência, que seria neste sábado (8), será remarcada para agosto. A data exata ainda está sendo definida.

Lei Rubem Braga

A gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) divulgou o resultado parcial da etapa de habilitação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Vitória Rubem Braga. Chama atenção o fato de que 51 dos 103 projetos estão inabilitados. Uma das explicações para isso pode ser o canal escolhido pela gestão municipal para efetuar as inscrições, que foi o Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória. Na ocasião da abertura das inscrições, a integrante do Grito da Cultura, Karlili Trindade, em entrevista a Século Diário, chegou a apontar a possibilidade de a opção feita pela prefeitura dar problemas.

Como assim?

A coluna explica: a questão é que existem plataformas específicas para inscrição de projetos culturais, como a Prosas e o Mapa Cultural, ao contrário do Protocolo Geral da Prefeitura. Nessas plataformas, existem pontos obrigatórios de preenchimento ou de anexação de arquivos. Assim, se deixados de lado, o candidato não consegue prosseguir com a inscrição, ao contrário do que acontece no Protocolo Geral da Prefeitura. Portanto, a falta de documentos e outros arquivos pode ter sido maior, contribuindo para o grande número de inabilitações.

Exclusão

Karlili também chama atenção que, dos 103 projetos inscritos, somente dois foram de cultura indígena, seis de cultura popular e um de cultura afro. Conclui-se, portanto, que alguns segmentos nem ao menos buscam pleitear o recurso. Quais as razões para isso? Será que a informação sobre o edital chega a todas, todos e todes? Mesmo se chegar, há empenho do poder público municipal em fornecer capacitação para elaboração de projetos? É preciso pensar nessas e em outras questões para editais futuros.

Novamente o Centro

CMV

O secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, compareceu à reunião da Comissão de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, nessa segunda-feira (3), para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de contratações irregulares de empresas em sua pasta. Em sua fala inicial, em vez de explanar sobre esse assunto, não perdeu a oportunidade de mais uma vez demonstrar o desprezo da administração pelo Centro de Vitória. O gestor disse que houve "democratização da cultura" na cidade, com atrações culturais em diversas comunidades, sendo que antes havia somente "uma festa ou outra pontual no Centro de Vitória, que trazia mais problema do que solução".

Prosas Literárias

O projeto "Prosas Literárias", realizado na Thelema, Centro de Vitória, recebe Gabriel Barbosa para uma conversa sobre o mercado editorial brasileiro na próxima terça-feira (11). O tema do bate papo será Literatura: Modos de Fazer. Serão abordadas as formas como a literatura acontece em sua materialidade, como o caminho do texto ao livro, da promoção do trabalho do escritor à ordem prática de como as relações de produção sustentam o fazer da cadeia do livro. Trata-se da visão da literatura enquanto trabalho profissional de vários atores. Gabriel trabalhou com produção de eventos de literatura e curadoria. Atualmente dedica-se à prática editorial, ao estudo da Mediação Cultural, tema de seu mestrado.

Inscrições abertas na Fafi

Leonardo Silveira/PMV

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) abre, a partir da próxima quarta-feira (12) inscrições para 150 vagas para oficinas de Teatro e Dança na instituição, que devem ser feitas até o dia 14. São 90 oportunidades para teatro e 60 para dança. As oficinas compreendem aulas para o segundo semestre de 2023 e têm início ainda neste mês. As inscrições serão presenciais, na secretaria da sede da Escola, no Centro de Vitória, das 9h às 17h. No ato da inscrição é necessário observar o requisito para cada uma das oficinas, preencher um formulário e também apresentar cópia de documento de identificação com foto ou cópia da certidão de nascimento. Mais informações aqui

Julho das Pretas 

Ao longo deste mês, é realizado o Julho das Pretas, organizado pelos coletivos Beco e Conectando Mulheres, iniciativas do Conexão Perifa com o apoio da Secretaria de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres (Sepm), Ateliê de Ideias e Tec Perifa. São realizadas em diversos pontos da cidade várias atividades, como oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais. A programação completa está disponível no instagram do Coletivo Beco.

Itália Unita

Acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, a festa Itália Unita, no pátio da Associação de Moradores de Guaraná, em Aracruz, norte do Estado. A programação conta com apresentações de grupos de dança e bandas de músicas italianas, carrettella, missa italiana e campeonatos culturais.

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/