Quarta, 01 Mai 2024

Autos da Paixão de Cristo preparam-se para comover o público

Autos da Paixão de Cristo preparam-se para comover o público

 

Como o fim de semana vem sendo de chuva e as tradicionais montagens do Auto da Paixão de Cristo em Vitória são encenadas ao ar livre, houve transferência nas datas de apresentação. No Romão as apresentações aconteceram no dia e hora originalmente marcados, na noite de sexta-feira (29). Já os Autos da Pedra da Cebola e da Basílica de Santo Antônio foram transferidos para este domingo (31) a partir das 19h30. 
 
A montagem O Rei dos Reis - Nos Caminhos da Paixão, encenado no Romão, é o mais antigo da capital e sempre traz inovações irreverentes para a história. O diretor George Henrique Oliveira conta que as oficinas de teatro estão acontecendo desde o final do carnaval e todos da comunidade tem se empenhado muito. O auto será uma interação entre interpretação e dança e também contará com a participação de atores profissionais.
 
“O nosso diferencial é que fazemos uma mistura de todas as religiões. A narração será feita por uma pastora, teremos a participação de espíritas, católicos e pais de santo, tudo com muito respeito e harmonia”, diz George. Além de contemplar diversas crenças, o espetáculo contará com a participação de uma Drag Queen no papel do capeta e de uma transexual interpretando Maria Madalena. 
 
“O espetáculo acontece há 10 anos e sempre contamos com a aceitação total do público, que ri e chora ao mesmo tempo”, finaliza. O Auto da Paixão de Cristo do Romão é organizado pelo Centro Comunitário do Bairro Romão e acontece na Rua Ormando Aguiar.
 
Outra tradicional representação do auto da Paixão de Cristo é a da Basílica de Santo Antônio que está completando 18 anos. “É muito enriquecedor fazer parte desse espetáculo, por ser uma história universal e encenada na única Basílica de Vitória”, diz Márcia Gáudio Campos, diretora artística e de produção que está à frente do espetáculo há 10 anos.
 
Para este ano, ela também prepara novidades. A Ave Maria da abertura será em ritmo de reggae e cantada por Aline Hrasko, a bailarina Adélia Carpanedo interpretará a mãe de Cristo durante a gestação e fará uma performance para representar esse período. O elenco é composto por cerca de 200 pessoas entre artistas e técnicos, amadores e profissionais.  
 
Para a formação dos novos atores, Márcia também organizou oficinas de interpretações. “Trato todos com profissionalismo, peço para que eles se coloquem no lugar do personagem e sintam a sua dor. Digo a eles para imaginar que aquilo está acontecendo com o filho delas”, conta a diretora. 
 
Márcia também conta que o público sempre comparece em grande número e que já chegaram a reunir 8 mil pessoas, incluindo espectadores de fora do estado e do país. O espetáculo é encenado nas escadarias e no entorno ajardinado do Santuário. 


Para o auto que acontecerá na Pedra da Cebola está sendo montada uma cidade cenográficos, com o Palácio de Pilatos, a manjedoura e outros elementos alusivos a época que irão se mesclar ao palco natural do parque. O responsável pela montagem será o cineasta Marcos Verones.
 
“A peça terá uma aparência bastante cinematográfica, o texto será narrado e o cenário e a iluminação farão a plateia vivenciar o que realmente aconteceu”, conta Verônica Gomes, diretora artística e narradora. O espetáculo envolverá 150 pessoas, entre atores, figurantes e técnicos. O ator profissional Roberto Ferrante fará o papel de Cristo no auto pela segunda vez este ano. 
 
A Paixão de Cristo da Pedra da Cebola fará alusão a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude” e combate principalmente o abandono e a violência. “Mesmo para quem não tem religião, a semana santa é um momento reflexivo e intimista, por isso todos se emocionam durante a apresentação”, diz Verônica.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/