Quinta, 25 Abril 2024

Biblioteca Municipal de Vitória promove encontro virtual com Adilson Vilaça

adilson_vilaca_facebook Facebook

O escritor, jornalista e vice-presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Adilson Vilaça, participa na próxima terça-feira (18), às 19 horas, de um encontro virtual promovido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, de Vitória. Intitulado "Autor & obra: Cotaxé em foco", a iniciativa faz parte do projeto "Viagem pela Literatura".

"A ação é uma forma de aproximar o público do autor e suas obras e também de conhecer o processo criativo do escritor", ressalta a bibliotecária Elizete Caser, que será a mediadora do encontro.

Cotaxé foi lançado pela primeira vez em 1999 e apresenta a história da Revolta Camponesa de Ecoporanga, município onde Adilson morou quando criança. O escritor, que hoje atua também como secretário de Cultura e Turismo em Colatina, noroeste do Estado, acumula 46 títulos e atuação em diversos projetos artísticos e culturais do Espírito Santo.

Ainda este ano, deverá ter seu livro Espírito Santo – muito encanto em cada canto lançado pelo Instituto Modus Vivendi. A obra apresenta ensaios ilustrados com fotografias sobre as principais manifestações do folclore e da cultura popular capixabas.

Vilaça foi professor universitário e criador do projeto "Escritos de Vitória" e das Coleções José Costa e Roberto Almada. Entre os prêmios que recebeu, está o "Geraldo Costa Alves", concedido pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida, contemplando a publicação do livro de contos A possível fuga de Ana dos Arcos, primeira obra do escritor. Em 2002, ele recebeu premiação nacional no projeto "Circuito Cultural Banco do Brasil", junto com o cantor, letrista e cronista Gabriel Pensador. Em 2015, por sua produção literária, foi contemplado também pela Assembleia Legislativa com a Comenda "Rubem Braga".

Nascido em Minas Gerais, ele veio ainda criança para o Espírito Santo morar em Ecoporanga. Aos 13 anos foi viver em Colatina, onde passou a adolescência até ir estudar aos 18 anos no Rio de Janeiro. Formou-se técnico em Química e chegou a lecionar em Colatina e outros municípios. Depois estudou graduação em Comunicação Social, tornando-se jornalista e professor universitário na área. Em paralelo seguiu com sua atuação cultural e política.

A reunião ocorre em formato virtual, por meio do link meet.google.com/uve-nwor-veb. Para participar, não é preciso realizar inscrição prévia.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/