Domingo, 28 Abril 2024

Carnaval de Vitória terá 1º Baile Antirracista

festaciatas Redes sociais

FESTA

MNU lança baile de Carnaval

O Movimento Negro Unificado (MNU), entidade do movimento negro nacional, anunciou que fará durante o carnaval de Vitória o 1º Baile Antirracista, com objetivo de aproximação com a população e combate ao racismo. Vai ser exatamente no período pré-Carnaval, já com data marcada: 4 de fevereiro, das 15h às 19h, no Clube de Pesca, que fica no bairro Mário Cypreste, em Vitória. 

Os ingressos custarão R$ 20 e haverá música ao vivo e também DJ tocando marchinhas, sambas enredo e axé.

POLÍTICA 

Novo antagonismo em Vitória?

A partir de 1º de fevereiro, tomam posse os novos membros do legislativo. Na Câmara de Vitória, saem dois dos antagonistas, os vereadores Camila Valadão (Psol) e Gilvan da Federal (PL), eleitos deputada estadual e deputado federal, respectivamente. Assumirão os suplentes André Moreira (Psol) e Leonardo Monjardim (Patriota), que já estão se articulando nos bastidores e preparando seus mandatos. A cultura pode ser um ponto relevante e de confronto entre eles.

Vereador conservador ocupou cargo na cultura de governo petista

Tati Beling/ Ales

Leonardo Monjardim, que se define como cristão e conservador, é professor, escritor e empreendedor. Ocupa a cadeira de número 22 na Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e já trabalhou na Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), onde foi secretário-executivo da Lei Rubem Braga, na gestão - ironicamente - do petista João Coser. Atualmente, anda aparecendo em diversos eventos públicos com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o secretário Luciano Gagno, que vem tendo uma gestão conturbada e muito criticada por parte significativa do setor cultural do município.

Bolsonarista convicto, espera-se que o futuro vereador ocupe a posição de Gilvan no fomento às polêmicas da extrema direita, embora talvez de forma menos desrespeitosa. O que é certo, é que ao contrário de seu antecessor, a cultura é sim uma pauta cara ao mandato de Monjardim, que tem bom trânsito em setores artísticos e culturais, especialmente nos mais conservadores.

André Moreira se reúne com a cultura 

Roberto Junquilho

Já o futuro vereador André Moreira, de esquerda, é advogado e defensor de direitos humanos. Nos preparativos para assumir o mandato, vem fazendo uma transição com a correligionária Camila Valadão, e também tem se reunido com artistas e agentes culturais do município, incluindo o movimento Grito da Cultura, principal instrumento de denúncia e enfrentamento da política cultural da gestão Pazolini/Gagno neste ano.

André manifestou preocupação com os rumos do Carnaval em Vitória, sobretudo em relação aos blocos, que ainda enfrentam incertezas sobre o evento que ocorrerá daqui a dois meses. Também promete fiscalização dura em relação às suspeitas de ilegalidades na Semc, como o caso do edital com resultado adulterado pelo secretário.

 Vinicius Simões volta à Câmara

CMV

O terceiro vereador a assumir cadeira em 2023 é o ex-presidente da Câmara Vinícius Simões (Cidadania). Professor, ele vem acompanhando de longe a movimentação da cultura crítica a Pazolini, a quem já vem fazendo dura oposição nas redes, ao contrário de seu antecessor, Denninho (União), aliado de primeira hora do prefeito. Vinícius é correligionário e apoiador do ex-prefeito Luciano Rezende e do deputado estadual Fabricio Gandini, e pode subir ainda mais um tom nas críticas na casa de leis, se um deles for candidato à prefeitura em 2024. Sendo a cultura um ponto frágil do atual prefeito, pode ser um dos flancos de enfrentamento.

Para além do parlamento, entretanto, é preciso ver qual vai ser o nível de pressão da sociedade civil em relação à gestão da cultura no município, sendo que a perspectiva aparentemente é de mais recursos por meio das leis nacionais e estaduais, e de uma mudança profunda a nível federal com a recriação do Ministério da Cultura e o fim da tragédia do governo bolsonarista.

LITERATURA

Renata Bomfim é a nova imortal da Academia de Letras

Divulgação

A cadeira número 7 da Academia Espírito Santense de Letras (AEL), que era ocupada pela jornalista e cronista Jeanne Bilich, falecida em março passado, agora vai ser ocupada por outra mulher, a escritora, poeta e ensaísta Renata Bomfim. A definição ocorreu em reunião da academia na última segunda-feira (12) em sua sede, a Casa Kosciuzsko Barbosa Leão. Renata nasceu em Vitória e é doutora em Estudos Literários, professora universitária, ativista ambiental e ex-presidente da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). Lançou quatro livros de poesia, sendo que o último deles, O coração da Medusa, foi publicado neste ano.

FOTOGRAFIA 

Exposições retratam samba e orixás 

Fica até dia 30 de janeiro de 2023, na Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória, as exposições Eu sou o samba e Axé. A primeira, com fotografias de Zanete Dadalto, traz registros de personalidades importantes do samba capixaba. A segunda, de autoria da fotógrafa e artista visual Márvila Araújo, ressalta a história da cultura afrobrasileira e a ancestralidade africana. Ambas foram lançadas durante a Mostra Samba que Eu Quero Ver, que ocorreu entre 1 e 3 de dezembro, e continuam abertas ao público.

MÚSICA

Arthur Navarro lança no videoclipe com animações 

"Sumé segue um chamado intuitivo que a insere numa missão repleta de revelações sobre o passado da Terra e o Universo". Essa é a sinopse do videoclipe de Vimana Voyage, música de Arthur Navarro que ganhou um videoclipe animado com direção do próprio músico. A canção faz parte do álbum Polyphonic Omnipresence, lançado em 2018 pelo artista. Confira abaixo o resultado. Além dele, Arthur lançou meses atrás o belo Marcha, Mastro e Fé e o making of do documentário Fusão Central.

AUDIOVISUAL

Festival de cinema conscientiza sobre as águas 

Com foco na valorização da água e especialmente da bacia do Rio Itapemirim, no sul do Espírito Santo, o Festival das Águas terá edição presencial em março de 2023 nas montanhas capixabas. Mas antes disso, a Mostra Competitiva fica disponível online e gratuitamente até dia 21 de dezembro. Ali estão disponíveis dez filmes selecionados pela curadoria do festival que serão avaliados pelo júri técnico. São obras diversas que tem em comum a água e a preservação como temas importantes.

ESPAÇOS CULTURAIS 

Nova galeria de arte abre as portas em Santa Teresa 

Foi inaugurada no último dia 10 de dezembro, a Galeria Santê, idealizada pelo designer de moda Lelo Souza e pelo publicitário e artista plástico Rodrigo Brito, com foco na arte, moda e design. O estabelecimento fica nas proximidades da Praça Augusto Ruschi, em plena região central de Santa Teresa, cidade de destacada movimentação turística, e abre a partir de quinta-feira, às 10h. Da parceria entre os sócios surgiram linhas de produtos com temas como a natureza e biodiversidade locais, o patrimônio histórico e os casarios da cidade e a cultura e gastronomia do município, o primeiro a receber imigrantes italianos no Brasil.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/