terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Cineclubistas capixabas realizarão encontros internacionais no Estado

A Organização Capixaba de Cineclubes (Occa) foi contemplada no edital de Chamamento Público da Secretaria de Cultura do Espirito Santo (Secult), com um projeto que prevê alguns importantes eventos integrados na área do cineclubismo e audiovisual. O Estado será a sede do 11º International Festival of Film Societies e do 8º Encontro Ibero-americano de Cineclubes. Dentro desses dois grandes encontros, serão realizadas também a Assembleia Geral da Federação Internacional de Cineclubes, a 1º Mostra Internacional Capixaba do Audiovisual e a II Jornada Capixaba de Cineclubes.
 
“Incluir na programação desses eventos uma mostra com produções capixabas é abrir uma janela para o mundo do audiovisual feito do Estado”, explica Leonardo Almenara, presidente da Occa. Além disso, ele conta que integrar o encontro internacional com um local será importante para incentivar o intercâmbio e as vivências com realizadores de lugares diferentes do Espírito Santo e do mundo. 
 
O projeto foi elaborado pela Occa em parceria com a ABD Capixaba e com a Federação Internacional de Cineclube, que realizará uma assembleia para eleger a nova diretoria. Atualmente, o presidente da entidade é o capixaba Claudino de Jesus, o primeiro não europeu a ocupar o cargo. 
 
“O cineclubismo capixaba sempre teve uma grande inserção no movimento nacional graças ao Claudino. Realizar o encontro internacional aqui é a consolidação do trabalho de Claudino e da importância do nosso movimento”, afirma Leonardo. O presidente da Occa também conta que a demanda de inserir o Estado na rota desses encontros também partiu da própria Federação Internacional. 
 
Para Leonardo, o fortalecimento dos cineclubes se dá por meio desses momentos, por isso, é cada vez mais necessário trazer para o Estado pessoas que estão pensando a cultura para compartilharem e formularem seus conhecimentos.
 
Depois da notícia da aprovação no edital, a Occa iniciou reuniões com o governo para discutir as especificações do projeto. “Uma comissão foi formada para discutir om a Occa algumas questões do orçamento. Queremos que todos os eventos sejam viabilizados, mas talvez seja preciso fazer alguns cortes ou até mesmo alguns acréscimos”, explica Leonardo. 
 
O edital de Chamamento Público foi criado em maio deste ano e é destinado a eventos culturais oriundos da sociedade de civil. A Secult explicou que o edital é uma forma da secretaria tomar conhecimento da demanda de eventos e de seus custos, mas que não há obrigatoriedade em apoiar todos os projetos contemplados. Diferente dos editais do Fundo de Cultura, o edital de Chamamento não possui uma verba definida, os projetos são apoiados de acordo com os recursos disponíveis no órgão. 

Mais Lidas