Terça, 14 Mai 2024

Com viés diferente, ???A Caça??? aborda pedofilia

Com viés diferente, ???A Caça??? aborda pedofilia
Abordar a questão do falso culpado - tanto na vida real quanto nos cinemas - é ter em mãos um prato cheio para narrativas densas. Desse modo, o dinamarquês A Caça se aproveita dessa situação a partir de um enredo envolvente e tocante - já que tem como tema um suposto abuso sexual envolvendo um professor e sua pequena aluna.
 
O professor é interpretado por Mads Mikkelsen - premiado como melhor ator em Cannes – e ele é acusado de pedofilia após uma brincadeira, em que sua aluna Klara, de cinco anos, se projeta para beijar levemente seus lábios.
 
Não contente, ela ainda entrega um bilhete amoroso para Lucas, o professor, que sensivelmente contorna a situação endereçando aquele sentimento para o pai da menina ou para um menino que tenha a mesma idade que ela.
 
Desgostosa com a atitude do professor, a menina vai além e o acusa indevidamente de assédio para a diretora da escola. Essa atitude é o pontapé inicial para o desenvolvimento da trama. 
 
A produção, sem citar, trata do Complexo de Édipo. A condição vivida pela criança, no âmbito familiar, ao presenciar as constantes brigas dos pais – e isso faz com que ela fuja constantemente de casa – e o gesto do irmão adolescente em mostrar imagens pornográficas à menina, propicia o comportamento da menina em relação ao professor.
 



Thomas Vinterberg, diretor do filme, passa a mensagem por meio da empatia que o espectador sente pelo injustiçado, e é nessa pegada que ele aborda uma questão crucial: de que a criança tem, sim, sexualidade - é o processo natural que passa a ser desenvolvido mesmo quando pequenas.
 
E apesar de Freud ter rompido essa amarra, ainda hoje é comum os pais idealizarem os jovens seres humanos, até com certo narcisismo. O que demonstra que A Caça, antes de mais nada, mexe com as crenças impostas pela sociedade.
 
Serviço
A Caça (Jagten, Dinamarca, 2012, 115 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/