
A grande novidade desta quinta edição é que ela é um lançamento da Editora Chiado, de Lisboa, em Portugal. “Eu estava já viabilizando a quinta edição em contato com uma editora daqui do Brasil, do Paraná, a conversa inclusive já estava avançada. Mas a minha esposa disse que a Editora Chiado, de Portugal, tinha a coleção Ecos da História, que privilegia e seleciona entre os países lusófonos romances que tenham conteúdo histórico, como o Cotaxé. Então ela me sugeriu enviar o original do livro para a editora”, conta Adilson Vilaça sobre a articulação realizada.
Em pouco tempo o escritor obteve retorno da editora e, em duas semanas, a publicação de Cotaxé já era organizada. Inicialmente, mil exemplares foram produzidos, com 426 páginas, e serão vendidos não só no Brasil, mas nos países lusófonos. As principais modificações da obra em relação às edições anteriores foi a adaptação ortográfica para as novas normas e o prefácio. Além disso, o livro será também publicado em espanhol e em formato digital, o e-book.
“O prefácio antes, a cada edição, era só atualizado, mas nesse eu quis ampliar e fazer um prefácio único, também a pedido da editora. Então aproveitei esse novo momento para fazer homenagens a algumas pessoas que me ajudaram muito na pesquisa, entre elas o jornalista e meu amigo Rogério Medeiros, também o jornalista já falecido Luzimar Nogueira Dias, entre outras pessoas muito significativas na minha apuração de mais de dez anos para construir Cotaxé”, contou Vilaça.

Cotaxé, desde a primeira edição, já vendeu cerca de 10 mil exemplares e é bastante procurado por pesquisadores, por isso, Adilson mantém o interesse em relançá-lo de tempos em tempos. O lançamento na Assembleia foi apenas um evento dos diversos que ele pretende realizar com esta nova edição. O autor, inclusive, adiantou que pretende lançá-lo em breve em Brasília.
Serviço
O Livro Cotaxé, de Adilson Vilaça, pode ser adquirido no site da Editora Chiado. O preço sai, em média, por R$ 35.