sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Dilma manifesta interesse em apoiar projetos do ÁfricaBrasil

A presidenta Dilma Rousseff manifestou o interesse do Governo Federal em apoiar projetos do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Localizado em São Mateus, norte do Espírito Santo, o museu ostenta um acervo de quase cinco mil itens de arte tribal africana dos séculos XVII ao XX.

“Não há nada de concreto ainda. Mas a presidenta demonstrou interesse em oferecer apoio logístico e financeiro à itinerância da exposição, tanto em nível nacional quanto internacional. Há também a possibilidade do Governo Federal apoiar a conclusão dos oito prédios restantes do museu”, disse o historiador Maciel de Aguiar, diretor do Instituto ÁfricaBrasil, que mantém o museu.

 
Dilma e Maciel tiveram um encontro informal um dia após a cerimônia de abertura da Exposição Arte Tribal Africana, realizada terça-feira (20), no Centro Cultural Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. 
 
Maciel estava num evento no Palácio do Planalto, em que também estava a presidenta. Segundo ele, Dilma quebrou o protocolo e mandou um segurança buscá-lo. E assim os dois trocaram algumas boas palavras. “Ela também está interessada nas questões da África e no reconhecimento do Brasil para com a arte tribal africana”, conta. “Ela assegurou que vai abrir um espaço na agenda para visitar a exposição”. 
 
O ÁfricaBrasil formulou quatro recortes para a circulação de exposições: dois para o Brasil, um para a Europa e outro para os Estados Unidos. O outro projeto é a conclusão de oito prédios do museu. O projeto original prevê a construção de 10 edificações. Apenas duas estão concluídas.
 
“A ideia é construir uma parceria entre o Instituto ÁfricaBrasil, o Governo do Estado e órgãos do Governo Federal”, diz Maciel.
 
A exposição
Inúmeras autoridades compareceram à cerimônia de abertura da Exposição Arte Tribal Africana, realizada terça-feira (20), no Centro Cultural Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. Com 60 peças, estão expostas máscaras, esculturas e objetos de várias etnias africanas. O acervo pertence ao ÁfricaBrasil.
 
A bancada capixaba compareceu, o governador Renato Casagrande e também o secretário de Estado da Cultura Maurício Silva. “Quero registrar, até por uma questão de justiça, que isso que foi exibido aqui, e que surpreendeu o mundo cultural, a presidenta, só foi possível graças ao empenho do secretário de Cultura, que percebeu a importância das peças do museu ÁfricaBrasil e assumiu essa exposição em Brasília. Faço questão desse registro para agradecer a quem, diferente de grande parte do Espírito Santo, acreditou no projeto do qual estou à frente”, disse Maciel.
 
Também compareceu a vice-presidente da Câmara, a deputada Rose de Freitas (PMDB), que enviou o convite à Dilma Rousseff.
  
A cerimônia ainda contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Pedro Valls Feu Rosa, e de dezenas de embaixadores africanos e alguns europeus. Houve também uma apresentação do Ticumbi de Conceição da Barra. 
 
“Foi um sucesso. Uma noite capixaba no Congresso Nacional”, festeja Maciel.

Mais Lidas