domingo, setembro 21, 2025
29.9 C
Vitória
domingo, setembro 21, 2025
domingo, setembro 21, 2025

Leia Também:

Espetáculo Besta-Fera circula em cinco cidades do Espírito Santo

Mais: como é o espetáculo; apresentação de Brunu Chico na Thelema; e Festa da Banana

O espetáculo de dança-teatro Besta-Fera, do Cena Coletiva, deu início nessa sexta-feira (19), no Sesc Glória, no Centro de Vitória, à sua circulação. Contudo, quem não pôde comparecer terá outras oportunidades, já que haverá mais quatro apresentações pelo Espírito Santo, além de duas oficinas. Essas atividades, todas gratuitas, serão em Vitória, São Mateus, no norte; São José do Calçado e Guaçuí, na região do Caparaó; e Anchieta, no sul.

Luara Monteiro

As oficinas serão no próximo dia 26, no Sesc Glória, das 18h às 21h, e 5 de outubro, das 9h às 12h, no Ponto de Cultura Gota, Pó e Poeira, em Guaçuí. As apresentações do espetáculo serão na Casa da Cultura Largo do Chafariz, no Sítio Histórico de São Mateus, às 17h, neste sábado (20); no Montanha Clube, em São José do Calçado, às 19h, no dia quatro de outubro; no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, às 17h, em cinco de outubro, e na sede do Grupo de Teatro Rerigtiba, em Anchieta, às 19h.

Vivências

No espetáculo, personagens mitológicas como Medeia, Luzia Homem, Circe e Hécate ganham o palco para contar sua história e mostrar um novo lado de suas vivências. O espetáculo costura características de 13 personagens conhecidas e que, de alguma forma, desafiam aquilo que é tido como feminino. Besta-Fera reune som e imagem guiando a plateia em um percurso geográfico: mar, mangue, floresta, sertão, cidade e fim do mundo.

A peça

Luara Monteiro

Com a plateia disposta em uma arena, as personagens surgem e desaparecem, enquanto duas intérpretes fazem as narrações ao vivo, luzes e sons guiam os sentidos. Como DJs, elas anunciam o que vem, dando voz às 13 personagens que circulam pelo palco, criando imagens e sonorizações que inspiram e tocam o corpo em uma trilha sonora original.

Acessibilidade

O espetáculo traz para as apresentações de Vitória e São Mateus o recurso da audiodescrição. Haverá uma visita sensorial aos espaços uma hora antes do início da performance, a fim de que as pessoas com deficiência conheçam a equipe artística para reconhecimento das intérpretes. Já nas cidades de São José do Calçado, Guaçuí e Anchieta, haverá uma intérprete de Libras.

Brunu Chico e as Divas

Divulgação

Depois de quatro anos de sua primeira participação no Projeto Ensaios, o cantor e compositor Brunu Chico volta ao projeto, mas acompanhado de uma banda formada por mulheres. Agora, não se trata somente de Brunu Chico, mas de Brunu Chico e as Divas, que se apresentarão gratuitamente na próxima quinta-feira (25) na Thelema, Centro de Vitória, às 20h. As divas são Rayane Loiola (Back vocal), Ríssiane Queiroz (Back vocal), Sayma Puri (Back vocal e contrabaixo) e Sara Sossai (sax e back vocal). A apresentação faz parte do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025.

Repertório

O repertório será de músicas autorais, de Black Music, que, segundo Brunu, engloba ritmos como afro beat, soul music, rap e samba. Haverá canções inéditas, do EP previsto para ser lançado em novembro, mas que ainda não tem nome, e do single Tudo Bem e do álbum BPM 87, que conta com três músicas. Este último foi produzido via celular, durante a pandemia da Covid-19.

Festa da Banana

Claudio Postay/PMC

A Festa da Banana, na comunidade de Cachoeirinha, em Cariacica, chega à sua 11ª edição este ano. A data já está confirmada: será nos dias 4 e 5 de outubro. A programação inclui shows, corrida, olimpíadas da banana, concurso de culinária criativa, tombo do doce da banana e a escolha da rainha da festa. Também haverá missa solene, encontro de trilheiros, apresentações das tradicionais bandas de Congo e café da manhã comunitário.

Concurso de culinária

A festa realiza todo ano o Concurso de Culinária da Banana, cujas inscrições podem ser feitas neste link e terminam na próxima quinta-feira (25). A ideia é que as pessoas preparem um prato usando a banana como principal ingrediente. Os vencedores ganharão troféu e prêmio em dinheiro no valor de R$ 300,00. O concurso aceita a inscrição de 20 participantes.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas