sábado, setembro 14, 2024
21.9 C
Vitória
sábado, setembro 14, 2024

Leia Também:

Evento reúne fotógrafos para registrar a vida noturna de Vitória

Com a câmera na mão, muitas ideias na cabeça e o cenário noturno do Centro de Vitória, os amantes da fotografia poderão se reunir e ficar mais de 7 horas registrando os melhores ângulos e cenas da cidade. Essa é a proposta da 2ª Virada Fotográfica, evento que começa esta sexta-feira (9) a partir das 20h, no bar Casa de Bamba, no Centro de Vitória, e vai até as 2 horas da madrugada do sábado (10).

 
 “O objetivo da Virada Fotográfica é promover um evento de fotografia mais descontraído, sem um caráter didático como uma palestra”, explica Arthur Gomes, membro do Grupo de Foto. O projeto de extensão da Ufes em parceria com a Empresa de Comunicação Social Junior (Ecos) organizaram todo o evento. Além da maratona, a virada também conta com boteco fotográfico, mesa redonda e exposições.
 
 
Este ano, a Virada apresenta um novo formato, haverá uma competição entre os participantes, que receberão temas a serem fotografados e terão um tempo limite para a entrega das fotos. As imagens produzidas serão avaliadas por internautas, através das redes sociais. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site do grupo www.grupodefoto.wordpress.com.  
 
O novo formato e o tempo reduzido, em relação às 24 horas da primeira edição, foram escolhas dos membros do Grupo de Foto, que resolveram aperfeiçoar a jornada de fotografias. “Uma das dificuldades da primeira edição da Virada Fotográfica foi exatamente a extensão do evento. Apesar da proposta atraente, na prática ficou cansativo para os organizadores e os participantes”, explica Arthur.
 
Apenas com apoio logístico e de infraestrutura da universidade, o grupo precisou procurar patrocinadores para as demais despesas. Outra dificuldade que Arthur aponta foi acabar com o preconceito que as pessoas têm da cidade à noite, “a Virada é forma de desmitificar a vida noturna de Vitória. Queremos mostrar para os participantes que a cidade é um lugar lindo de se fotografar, inclusive à noite”.
 
A Virada Fotográfica aconteceu de maneira pioneira em 2011 e surgiu da necessidade de criar um movimento que coloque as pessoas para fotografar. Ao final do evento, que contou com cerca de 500 pessoas, o grupo pode reunir uma grande quantidade de novas e belas fotografias de vários pontos da cidade de Vitória feitas pelos participantes.
 
Para Arthur e outros membros do projeto de extensão, a Virada Fotográfica tem a intenção de fomentar outros eventos de fotografias e inspirar outros coletivos direcionados a produção fotográfica. Arthur espera que um dia a Virada Fotográfica possa ficar tão famosa quanto o Paraty em Foco ou o Foto Rio, eventos de expressão nacional que ocorrem periodicamente. “Se depender do nosso desejo, não vamos parar na segunda edição”.
 
Confira a programação completa no site do evento
 

Mais Lidas