quinta-feira, outubro 10, 2024
21.6 C
Vitória
quinta-feira, outubro 10, 2024
quinta-feira, outubro 10, 2024

Leia Também:

Festival de Cantigas leva atividades culturais e oficinas para Manguinhos

Encontro neste sábado envolve capoeiristas e projetos sociais para incentivar novas composições

Com intuito de promover a musicalidade da capoeira e incentivar novas composições, o Festival de Cantigas de Capoeira será realizado neste sábado (21), no Centro Cultural de Manguinhos, na Serra, entre 9h e 19h. O encontro é gratuito e terá participação de crianças e adolescentes de projetos sociais, capoeiristas e professores da Grande Vitória.

O evento, idealizado por Mestre Capixaba e coordenado pela produtora cultural Christine Avelar, promoverá um concurso de cantigas, nas modalidades inédita ou intepretação, em três categorias de inscrições, infantil, aluno e graduados. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail [email protected], até quinta-feira dia (19), e receberão um formulário para preencher informações como dados pessoais, ritmo/toque e letra da composição para serem analisados pelos jurados.

Os inscritos apresentarão as cantigas na roda de capoeira, com auxílio do microfone e da bateria da capoeira. Os jurados avaliarão a interpretação dos cantos não-autorais e os inéditos segundo critérios como cantiga, interpretação, letra e melodia. Em cada categoria, serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar com troféu e haverá medalha de participação para todos que interpretarem cantos na roda de capoeira.

Segundo a professora de capoeira e produtora cultural, Christine Avelar, por meio da composição das cantigas, os participantes aprendem mais sobre a capoeira e sabedoria popular, e são incentivados a desenvolver a escuta ativa, a leitura e a escrita.

Ela destaca que encontro visa ainda promover inclusão e terá pela primeira vez uma atividade ministrada por uma pessoa com deficiência, o percussionista membro da banda de congo da Apae de Cariacica e do Fanfacongo, Bruno Gama, que vai compartilhar um relato sobre como a capoeira contribuiu para o seu desenvolvimento.

“É também uma forma de valorizar e combater o capacitismo. Bruno é uma pessoa que andava de cadeira de rodas antes de praticar capoeira e foi evoluindo através do treinamento, passou a se locomover com apoio de muleta, e hoje anda sem auxílio de algum material, então esperamos que o depoimento sirva de incentivo e inspiração para outras pessoas com deficiência que estarão no evento”, observa Christine Avelar.

A programação também inclui oficinas com as temáticas da musicalidade, com o Mestre Coruja de São Paulo e com o formando Ferrugem de Vila Velha, que abordarão conteúdos como melodia, ritmo, rimas, fundamentos, entre outros quesitos importantes para composição de cantigas de capoeira.

Serão garantidos transporte e alimentação completa para crianças, adolescentes e jovens de projetos sociais que comparecem, além de premiação ao final.

Programação:
Data:
sábado (21)
Local: Centro Cultural de Manguinhos
8 horas – Credenciamento e café da manhã
9 horas – Oficina de musicalidade – Mestre Coruja
10h30 – Oficina de composição de cantigas – Formando Ferrugem
14 horas – Roda de diálogos e inclusão – Bruno Gama
15 horas – Festival de Cantigas
18 horas – Roda de Capoeira
19 horas – Premiação

Mais Lidas