Com foco na cultura capixaba, rebuscando o tradicionalismo do congo e sem deixar de lado as manifestações culturais de bandas locais recentes, o Festival Cultural de Vitória realiza nesse final de ano uma programação extensa que inclui seis bandas de congo, três grupos musicais, grafiti ao vivo e roda de capoeira. O evento será realizado no próximo domingo (21), a partir das 13h, no Ilha Shows que fica na Praia do Canto, Vitória. A entrada é gratuita.
No total já são cinco anos de existência do evento e, nessa edição, o público tem como atração as representativas bandas de congo, são elas: Beatos de São Benedito (Centro de Vila Velha), Unidos de Boa Vista (Roda D’água), Unidos de Boa Vista Mirim (Roda D’água) e Panela de Barro (Goiabeiras). As apresentações de congo começam a partir das 13h30 e vão durar cerca de 30 minutos cada uma.
Durante toda a programação outras ações culturais acontecerão simultaneamente ás apresentações musicais, como demonstrações de grafite, capoeira e confecção de panelas de barro. Já a primeira banda a se apresentar será a Derengos, às14h30. O trabalho dos capixabas se iniciou em 2006 e passou a ganhar destaque com Zica, que venceu o V Festival Prato da Casa. Além disso, a canção Balancê foi selecionada para o catálogo cultural oficial da Secretaria de cultura do governo do Espírito Santo (Secult).

A última apresentação será do Projeto Feijoada, a partir das 19h30, que fará um show em formato “roda de samba”, em volta de uma mesa. O grupo gravou, recentemente, o primeiro DVD, intitulado Pode Chegar. O trabalho chama atenção pelas participações nacionais, como B Negão (Planet Hemp), Gabriel Moura (Farofa Carioca) e Arlindo Neto (Paralamas do Sucesso). A banda também possui experiência em turnê internacional, tendo passado por Portugal, França, Inglaterra e Itália.
Serviço
O 5° Festival Cultura de Vitória será realizado no próximo domingo (21), a partir das 13h no Ilha Shows – Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto, Vitória. A entrada é gratuita