Quinta, 18 Abril 2024

Jardim colorido

Jardim colorido

Pop, jazz, blues, mpb, rock, Tulipa Ruiz é tudo isso. Uma voz doce e impecável que dá vida às onze composições de seu novo álbum, Tudo Tanto (2012). A cantora paulista equilibra seu estilo moderno com a sonoridade da MPB dos anos 1970 e cria um disco delicado, em que a cada audição revela novos detalhes musicais, batidas e instrumentos. 

 

 
A pluralidade de estilos de Tulipa é o que faz com que o álbum tenha uma unidade. Uma proposta que ele vem desenvolvendo desde o primeiro disco, Efêmera (2010). Entretanto, Tudo Tanto apresenta canções mais intensas e menos românticas. As letras desse novo trabalho abordam questões mais cotidianas como a falta de dinheiro e de tempo, a poluição e os conflitos pessoais.
 
Tulipa assume a sua enorme soma de referências no primeiro single do disco, É, no qual canta Dez mil coisas por segundo / Pelos dias que a gente aprendeu / Dez milhões de coisas que a gente é. A guitarra segue com uma pegada tropicalista e se mistura com a voz singela de Ruiz, que lembra Baby Consuelo na época dos Novos Baianos.
 
Esse estilo permeia quase todo o álbum, que foi criado em família. A produção ficou por conta do irmão e o guitarrista da banda é o pai de Tulipa, o músico Luiz Chagas, ex-membro do Isca de Polícia e grande influência para a filha. Os dois dividem também a autoria de Víbora, um blues arrastado com uma letra ressentida que conta com a parceria do rapper Criollo nos vocais. 
 
Além da guitarra, as linhas de baixo são outro destaque das músicas, como no início de Bom e Quando Eu Achar, sendo esta última a representante do jazz do disco, com a bateria swingada e o solo de metais. Já Like This, a guitarra mistura elementos da surf music, mas Tulipa transforma totalmente a música brincando com os agudos da sua voz. 
 
Na deliciosa Dois Cafés, Tulipa recebe Lulu Santos e os dois cantam sobre as pequenas coisas da vida, Tem que correr, correr / Tem que se adaptar / Tem tanta conta e não tem grana pra pagar. A música vai crescendo aos poucos, ficando mais animada e rápida, a voz grave de Lulu encontra a sintonia perfeita com a sutileza de Ruiz.
 
O encarte do álbum é todo colorido e repleto de desenhos feitos pela própria Tulipa e vem em um arquivo PDF junto com as MP3. Desta vez, ela não esperou o álbum vazar online, como aconteceu na sua estreia, e colocou ela mesma as músicas para download. Tudo Tanto foi lançado semana passada e está disponível gratuitamente no site da cantora (link abaixo).


Saiba mais!

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/