Quinta, 02 Mai 2024

Novo álbum de Andrea Ramos celebra Chico Lessa

Novo álbum de Andrea Ramos celebra Chico Lessa

 

Na primeira vez em que Andrea Ramos ouviu Chico Lessa, ela ainda nem pensava em ser cantora. Mas nunca se esqueceu das músicas Às Vezes Eu Fico Assim e Choveu, que estão no primeiro álbum do compositor capixaba. Para homenageá-lo, Andrea montou um repertório especial para o seu segundo disco, Andrea Ramos canta Chico Lessa, cujo pré-lançamento acontece nesta quarta-feira (3), na Biblioteca Pública Estadual.
 
Além das duas canções que lhe marcaram pouco antes de começar a carreira musical, Andrea também regravou Quebra Pedreira e Menina dos Olhos, do antológico álbum de 1982, De Tudo Um Pouco. No começo do projeto, Andrea conta que tinha escolhido 40 músicas, mas junto com o arranjador Bruno Mangueira logo fechou o álbum em 13 faixas, que melhor se encaixavam na concepção do trabalho.
 
“Todo o trabalho de Chico é maravilhoso e precisa ser mais visitado pelos intérpretes. Gosto das letras, dos detalhes na harmonia e da melodia que nos surpreende”, diz a cantora. Antes de pensar no álbum dedicado ao compositor, Andrea já costumava acrescentar as músicas dele em seu repertório e chegou até a gravar uma de suas canções no disco do Festival de Música de Vitória. 
 
Mas a oportunidade para produzir o novo álbum só apareceu quando a Fundação Nacional das Artes (Funarte, ligada ao Ministério da Cultura) trouxe o Projeto Pixinguinha, que tem como proposta promover um encontro musical entre artistas, muitas vezes pertencentes a gerações, estilos musicais ou procedências diferentes. “O edital me permitiu fazer um CD digno e bem produzido”, conta Andrea.
 
Para abrir o álbum, a cantora escolheu o samba Descobrindo o Brasil, que para ela combina muito com o conceito do Projeto Pixinguinha, “o projeto deu oportunidade a músicos de todas as partes do Brasil, muitos desses pouco conhecidos do grande público, de fazer um bom registro de seu trabalho”, afirma.
 

      
 
Nascida em Vitória, Andrea lançou seu primeiro CD em 1997, A Vida na Ilha, por meio da Lei Rubem Braga. Nesse disco, a cantora fez parcerias com compositores e músicos como Luiz Trevisan, Ary Pereira, Carlos Fernando Lindemberg Filho, Carmélia de Souza, Sérgio Sampaio, entre outros. Atualmente, ela tem participado de importantes eventos musicais como o Femusquim, Projeto Maria Maria, Festival de Bossa Nova e o Projeto Seis e Meia. 
 
Andréa buscou traduzir com exatidão a essência musical desse compositor de longa carreira, para isso se dedicou a estudar todas as sutilezas das melodias de Lessa antes de começar a gravá-las. “Cantar as músicas de Chico Lessa não é tarefa fácil. Eu aprendi muito com esse trabalho”, conta. 
 
O resultado poderá ser conferido no show de pré-lançamento e em breve também no lançamento oficial, que Andrea deseja fazer na íntegra e, se possível, com todos os músicos que participaram no CD.
 
Serviço
A cantora Andrea Ramos faz o pré-lançamento do disco Andrea Ramos canta Chico Lessa nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual. Av. João Baptista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/