domingo, outubro 6, 2024
21 C
Vitória
domingo, outubro 6, 2024
domingo, outubro 6, 2024

Leia Também:

​Pocar: Mais de 30 atrações culturais em Conceição da Barra

Na coluna: festival de 3 a 6 de novembro; Escola de Letramento Racial; bolsas para oficina de fotografia; festival de jazz

EVENTO

 Pocar Festival repete a dose em Conceição da Barra 

Evento cultural que já é tradicional no município de Conceição da Barra, o Pocar Festival de cultura terá sua segunda edição este ano. Totalmente gratuito e com ações nos espaços públicos da cidade, importante reduto da cultura popular do patrimônio histórico, o evento vai acontecer entre 3 e 6 de novembro, contando com mais de 30 atrações em diversas linguagens culturais, com artistas locais, regionais, nacionais e até internacionais. A abertura será quinta-feira, às 20h, na Praça Matriz, com o tradicional cortejo de grupos jongos.

Atrações diversas 

O tradicional Ticumbi ou Baile de Congo de São Benedito, a Orquestra Malê Big Band (foto), tendo como solista Sérgio Pererê, Quarteto Zuri, formado por quatro mulheres negras para tocar um repertório popular e erudito com arranjos em cordas de música clássica, o show Orquestra Percussiva de Léo de Paula, com participação da cantora Ellen Oléria, estão entre as atrações da programação. Também haverá a ação Literatura a Quilo, da Editora Cousa, na feira da Praça São Pedro, apresentação circense, performance, mostra de cinema, teatro e outras atrações. Mais informações no site: https://www.pocarfestivaldecultura.com.br.

Jaqueline Santos Vieira

INFÂNCIA 

Das Pretas lança Escola de Letramento Racial 

Facebook

Meninas de 8 a 12 anos de idade poderão participar do projeto Escola de Elisas, projeto do Instituto Das Pretas concebido como uma Escola de Letramento Racial e de Futuros, tendo no nome uma homenagem à atriz e poetisa capixaba Elisa Lucinda (foto). No total serão seis encontros das meninas, na qual receberão kits com obras literárias, pensados para promover diálogos relacionados com negritude, empoderamento feminino e construção de futuros. As obras são de autoras negras capixabas ou radicadas no Espírito Santo, além de uma paulista e uma estadunidense. “Todas as obras literárias juntas apresentam como podemos aprender a amarmos a nós mesmas, umas às outras, meninas e mulheres pretas que somos, em um mundo que nos ensina o contrário”, diz Mara Pereira, curadora do projeto. As inscrições vão até 31 de outubro, pelo site www.escoladeelisas.com, sendo que o resultado da seleção será divulgado no dia 3 de novembro.

MÚSICA 

Festival de jazz abre para retirada de ingressos na próxima semana 

Como já comentei aqui, a terceira edição do Festival Marien Calixte Jazz acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Entre as atrações estão Hamilton de Holanda Quarteto, Nômade Orquestra, Joabe Reis e Wanderson Lopez. A entrada será gratuita, porém com público limitado, que poderá acessar o festival mediante retirada prévia de ingressos. O evento anunciou a data e horário: dia 1º de novembro, a partir das 9h, será possível retirar entradas online pelo site Sympla. O link será divulgado nas redes sociais do Festival Marien Calixte. 

Com novo nome artístico, cantora lança disco em novembro 

Divulgação

Cantora, compositora e produtora cultural, Bella Nogueira lança no dia 22 de novembro o álbum Avenida Saudade, agora com um novo nome artístico, usando apenas seu sobrenome: Nogueira. Ela explica que a opção se dá pelo fato do sobrenome não ter gênero, o que permite que a obra seja escutada sem presumir uma imagem específica de quem é responsável pelo trabalho. “Assinar apenas meu sobrenome me dá a oportunidade de chegar ao público com uma música sem rótulos e sem carregar um histórico baseado no que construí até aqui. Já não sou mais a mesma artista e, por isso, precisei renascer”, diz. 

MEMÓRIA 

Projeto mapeia produção artística independente no ES 

O projeto Arquivo Independente selecionou projetos, espaços, grupos e coletivos para receber um acompanhamento curatorial para organização e divulgação de arquivos que fazem parte de suas trajetórias. Segundo o projeto, o objetivo é “mapear, registrar, propor conexões, trabalhar coletiva e colaborativamente, apresentar, gerar recursos e criar espaços para que a arte nasça, permaneça e se perpetue”. Os primeiros selecionados por meio de chamada pública foram Assédio Coletivo + Libre Casa Coletiva; Coletivo Foi à Feira; Casa da Stael; Klinicateliê; O Clã Arte Estúdio; e Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa). Busca-se coletar informações e documentações sobre eventos artísticos que acontecem a partir dos anos 2000 no Espírito Santo.

A equipe de pesquisadores do projeto produzirá textos críticos sobre os eventos e coletivos selecionados. Posteriormente, a proposta é que o Arquivo Independente possa ser alimentado pelos próprios agentes culturais no site que será lançado em breve. O projeto, que também realiza oficinas e outras atividades, pode ser acompanhado por redes como Facebook e Instagram.

LITERATURA

Academia Feminina de Letras abre seleção para cinco cadeiras

Vão até dia 30 de novembro as inscrições para mulheres que desejem concorrer a uma das cinco cadeiras abertas para integrantes da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). São elas as cadeiras de número 12, 18, 22, 29 e 33. Para isso, é preciso enviar Carta de Solicitação, com firma reconhecida, indicando desejo de ingressar na AFESL, anexando um currículo documentado e a comprovação de livros, artigos ou outros trabalhos publicados. A entrega deve ser feito por correios ou pessoalmente, nos seguintes endereços:

Rua Professora Gladys Bernardo Lucas, 96, Jucutuquara, Vitória-ES (direcionado à Prof. Dra. Ester Abreu Vieira de Oliveira) e Rua Desembargador Augusto Botelho, 138, apt. 603, Praia da Costa, Vila Velha, CEP 29 101110, Vila Velha-ES (destinado à Prof. MS. Ailse Therezinha Cypreste Romanelli). A eleição de novas integrantes será em Assembleia Geral da Academia a ser realizada em dezembro. 

FORMAÇÃO

Projeto oferece bolsas para oficinas de fotografia

No mês de novembro, acontecem oficinas de fotografia em Vila Velha, Serra e Cariacica, como desdobramento do 29º Festival de Cinema de Vitória. O projeto Cultura Solidária oferece bolsas de estudos de R$ 400 para participantes da oficina. Ao todo são 45 vagas por município, sendo que os inscritos devem ter idade mínima de 18 anos e comprovar que residem no município indicado no ato da inscrição, feita por formulário online até o meio-dia do dia 31 de outubro. O resultado final dos selecionados será divulgado já no dia 1º de novembro e as oficinas ocorrem entre 7 e 29 de novembro, a depender do município.

Mais Lidas