sábado, março 15, 2025
29.9 C
Vitória
sábado, março 15, 2025
sábado, março 15, 2025

Leia Também:

Poesia Bicha é o tema da nova edição do projeto Sobreposições

Há poucos meses tomou forma em Vitória um projeto de diálogo entre a escrita e o audiovisual; o autor e o seu protagonismo em imagem. O projeto se chama Sobreposições e é encabeçado por dois jovens, Laís Rocio e Juarez Júnior. Ambos desenvolvem um trabalho sensível e que levanta também a bandeira da representatividade.
 
A primeira edição do Sobreposições foi realizada com a poetisa e jornalista Isabella Mariano, que teve sua poesia recitada por ela mesma e pode apresentar um pouco de seu processo criativo e reflexões – tudo em vídeo. Contudo, o projeto também se estrutura fora da internet e promove uma noite de lançamento da edição regada de convidados, poesia, trocas de experiências e espaço para o escritor convidado.
 
No sábado (7), a partir das 19h, o projeto lança sua segunda edição que carrega um tema pouquíssimo discutido ainda na abordagem da escrita, a Poesia Bicha. Também conhecida como Poesia Queer, essa vertente poética passa a ter mais espaço no final dos anos 80, com filósofos, pesquisadores, teóricos e artistas de diversas linguagens culturais passando a discutir as questões de gênero em suas produções. 
 
A proposta da poesia bicha é a subversão, o estampamento das identidades sexuais fora dos padrões, o escancaro do ser bicha e mostra-se como tal, apesar de uma sociedade ainda extremamente preconceituosa. E um desses autores a abordar a Poesia Queer é Fabrício Fernandez (vídeo abaixo) – escritor de livros como Nome Nenhum (2012); e Música no Corpo de Fuga (2014), entre outros. 
 
 
“A gente já tinha o Fabrício como opção para essa segunda edição do Sobreposições. Ele foi a figura central. Tínhamos em mente o tema “escrita homoerótica” e fomos despertados por ele sobre o termo Poesia Bicha. No dia da gravação do vídeo foi  ele que enfatizou isso e lançou a conexão com outras pessoas dentro dessa vertente. Então chegamos aos nomes de Anderson Bardot e Sérgio Rodrigo”, explica Laís Rocio.
 
Dessa forma, Fabrício Fernandez, Anderson Bardot e Sérgio Rodrigo se unirão no próximo sábado para contar sobre seus trabalhos na escrita, a afinidade com a Poesia Bicha, além de recitarem poemas e apresentarem trabalhos de outras linguagens culturais, como fotografias. Bardot é cantor, compositor, produtor cultural e escritor, com lançamento recente do livro de poemas Cavidades. Já Sérgio é jornalista, escritor, artista gráfico e pesquisador. Ainda este ano ele lançará seu livro de estreia, A Boa Bicha, pela editora Pedregulho.
 
“Todos os três autores nos disseram sobre a ideia de desconstrução de padrões que a poesia bicha traz, o embate entre questões. Achamos isso tão interessante que levamos adiante e vamos realizar essa noite de conversas e trocas de experiências sobre a Poesia Queer, colocando o 'como é ser bicha' em protagonismo”, destaca Juarez Júnior. 
 
E o objetivo de Laís e Juarez é fazer uma edição do Sobreposições a cada um ou dois meses, com temas que destaquem a representatividade, levantem questionamentos e mexam de alguma forma com o público a partir de suas distinções. E por falar em público, os encontros do projeto são abertos a todos os interessados. 
 
 
Serviço
 
A edição Sobreposições Transviada – Poesia Bicha será realizada no sábado (7), a partir das 19h, na sede do grupo Atitude Inicial – rua José Vivácqua, 653, 2º andar, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre.

Mais Lidas