Domingo, 28 Abril 2024

Vander Costa lança seu primeiro álbum em show na Casa da Cultura Sônia Cabral

vander_costa_divulgacao Divulgação

O lançamento do álbum Bota Fé, do cantor e compositor Vander Costa, do norte do Estado, está marcado para o dia 22 de julho, às 20h, na Casa da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Os ingressos, no valor de R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia, já estão à venda por meio do sympla. Uma semana antes da apresentação também estarão à disposição na bilheteria do teatro.

Divulgação

Bota Fé conta com diversidade de ritmos e temáticas, como funk, samba, reggae, rock, baião e marchinha, que abordam temas como mundo do trabalho, memórias camponesas, paixões, proteção ao meio ambiente, entre outros. A canção que dá nome ao álbum, por exemplo, é uma homenagem ao distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, noroeste do Estado, considerado a capital das lutas camponesas no Espírito Santo.

Diversidade de Vozes

Divulgação

Além da diversidade de ritmos e temáticas, Bota Fé conta com um time de peso. Em seu primeiro álbum, Vander Costa abriu o microfone para artistas como Raquel Passos, que já gravou dois álbuns, o Cantos do Meu Canto e Seguir Sempre; Kiko Almeida, da banda Brígida D' La Penha; Elias, ex-vocalista da banda Lion Jump; Caboclo Sapezeiro; e Jessé Paixão.

Começo

Foi Jessé Paixão, inclusive, que deu o pontapé inicial para que Vander compusesse sua primeira música, Banho Pelado, que faz parte do álbum Bota Fé. Conversando com uma pessoa receosa de tomar banho no rio por causa do fato de a roupa molhar, Vander respondeu "só tem um jeito de não ficar molhado, tomar banho pelado". Foi aí que Jessé musicalizou a frase, transformando-a no refrão da música que depois foi composta.

Reguinho

Bota Fé traz memórias não somente de Cotaxé, mas também de histórias pouco conhecidas da capital, como um antigo córrego d'água, ou reguinho, como muitos chamam, que tinha na rua Sete, no Centro de Vitória. A ideia era que o antigo córrego desse origem a um bloco de carnaval com temática ambiental. Na ocasião em que ventilou-se a possibilidade de criação do bloco, Vander foi convidado para compor a marchinha, assim surgiu a música Reguinho. Infelizmente a ideia do bloco não saiu do papel.

Auto do Caboclo Bernardo

No dia 1º de julho a Cia de Artes Regência Augusta irá apresentar, gratuitamente, a peça O Auto do Caboclo Bernardo Experimento Cênico e Montagem. A apresentação será na rua do Farol, na Vila de Regência Augusta, em Linhares, norte do Estado, na foz do Rio Doce, a partir das 18h. A peça homenageia Caboclo Bernardo, capixaba descendente de indígenas condecorado com o título de Herói pela Princesa Isabel, em 1887.

Caboclo Bernardo

Bernardo Brumatti José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo, nasceu na Vila de Regência, em 1859. O pescador conseguiu salvar 128 marinheiros da Marinha Imperial do Brasil. No dia 20 de setembro de 1887, recebeu uma homenagem pública em Vitória. Em entrevista ao jornal "A Província do Espírito Santo", declarou "eu vi o navio perder-se e então prendi o cabo aos dentes e atirei-me ao mar para salvá-los". Em seguida, viajou para o Rio de Janeiro, onde foi recebido pela alta cúpula da Marinha de Guerra. Em uma audiência, a Princesa Isabel o condecorou com uma medalha de ouro. No ano de 1914 foi morto com um tiro de garrucha aos 54 anos de idade.

Demora

O resultado do edital de pareceristas da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Vitória Rubem Braga saiu no último dia 21 de junho. Até aí, tudo bem. O problema é que o edital foi lançado em dezembro do ano passado, portanto, já passaram-se seis meses. Agora os selecionados começarão as análises dos projetos inscritos em 19 áreas culturais. Diante da longa espera pelo resultado do edital de pareceristas, as esperanças de que o dos demais editais saiam ainda este ano são quase nulas.

Fundo a Fundo em Pedro Canário

Terminam no domingo, 2 de julho, as inscrições para o Edital de Coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo Nº 01/2023, da cidade de Pedro Canário, no extremo norte do Estado. Por meio da iniciativa serão selecionadas propostas artísticas e culturais para apresentações no município. Os eixos contemplados são música, artesanato, dança, cultura tradicional popular, artes visuais, fotografia, teatro e circo.

Mapeamento

O Ministério da Cultura divulgou um mapeamento que permite acompanhar informações atualizadas sobre os planos de ação dos Estados e municípios sobre a Lei Paulo Gustavo. É possível saber quais cidades e unidades federativas já encaminharam o plano, quais estão em fase de elaboração, em análise, em complementação ou autorizados. O mapeamento é importante para que a classe artística possa saber a situação da sua região e cobrar dos gestores a elaboração e envio do plano. O mapeamento pode ser acessado aqui

Casa Roxa

O Grito da Cultura divulgou nota de apoio à Casa Roxa, em Marataízes, sul do Estado, que teve o apoio da Prefeitura a 2ª Semana + Visibilidade + Orgulho e 1º Manifesto Sul Capixaba Pela Diversidade retirado, conforme noticiado por Século Diário. O Grito da Cultura repudiou a atitude da gestão municipal e recordou que situações parecidas ocorreram em Vitória e Guarapari. "Gestões municipais além de não apoiar, atacam e promovem diversas retaliações e violências a trabalhadores da Cultura/ativistas que promovem projetos para a população LGBTQIAPN+", diz o Grito.

Refrescando a memória

Elaine Dal Gobbo

Ao citar Vitória e Guarapari, o Grito da Cultura recorda dois eventos cujo apoio das prefeituras dessas cidades foi retirado. Na Capital, em julho passado, o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, afirmou que a comunidade LGBTQIA+ "não faz parte da gestão", em resposta à solicitação da Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) ao pedido de auxílio para a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Em Guarapari, em novembro último, o Coletivo Diversidade, Resistência e Cultura (DRC) encontrou como alternativa para garantir a organização do 1º Festival de Cultura das Juventudes de Guarapari a realização de uma vakinha virtual. A ideia surgiu após a gestão de Edson Magalhães (PSDB) afirmar que não iria mais patrocinar o evento, embora tenha se comprometido em garantir som, tablado e palco de pequeno porte.

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 3

Vander Antônio Costa em Domingo, 25 Junho 2023 12:40

Agradeço ao Século Diário, na pessoa da jornalista Elaine Dal Gobbo, pelas notas muito relevantes a respeito do lançamento do nosso álbum, Bota Fé.

Agradeço ao Século Diário, na pessoa da jornalista Elaine Dal Gobbo, pelas notas muito relevantes a respeito do lançamento do nosso álbum, Bota Fé.
Maria da Penha em Sábado, 01 Julho 2023 09:27

Grande companheiro Vander Costa que seja o primeiro de muitos desejo todo sucesso do mundo,vai na fé.

Grande companheiro Vander Costa que seja o primeiro de muitos desejo todo sucesso do mundo,vai na fé.
Penha Barreto em Sábado, 01 Julho 2023 09:29

estarei prestigiando o companheiro

estarei prestigiando o companheiro
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/