terça-feira, julho 1, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Workshop discute o processo da criação fotográfica

É lugar-comum que o brutal avanço tecnológico das últimas décadas popularizou a produção de imagens. Mas o que vai separar o produtor de imagens do criador fotográfico? Essa é uma espécie de questão-chave do workshop Criação Fotográfica – Projeto, Realização, Difusão, que o fotógrafo e pesquisador Bruno Zorzal ministra nos dias 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro no Studio Base 40, em Vitória. O workshop tem apoio da Agência Porã.  

Grosso modo, hoje qualquer pessoa pode fotografar – abdicando inclusive de orientações técnicas quanto a obturador, diafragma, lente, etc – e fotografar muito. A era do rolo de 36 poses há muito ficou para trás. Isto, em si, ok, não é problema nenhum. O problema, para Zorzal, surge quando fotógrafos profissionais e amadores se deixam tragar pela vertigem da produção desenfreada de imagens.

 
Dirigida a fotógrafos e artistas profissionais e amadores, ou a qualquer um que apresente interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento de trabalhos fotográficos, o workshop guarda a premissa básica de questionar a prisão ao mero ato fotográfico, ou seja, ao prosaico ato de apertar o botão disparador.
 
Zorzal trabalha com a ideia de que quem trabalha com produção fotográfica, trabalha com representação. Ele evoca o clássico exemplo do funcionário burocrata arquivando papeis. “Ali ele não está arquivando apenas papeis, ele está arquivando pessoas”, pondera ele, doutorando em Estética, Ciência e Tecnologia das Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade Paris 8, na França, Universidade Federa
 

Assim que o objetivo primordial do workshop é apresentar aos participantes a importância de olhar criticamente a própria produção. “Criação fotográfica” não é só um título: é também um tema. “Fotografia não é só beleza, não é só documento”, pontua Zorzal.

 
Para isso, o workshop vai se concentrar em três fases distintas, mas de íntima inter-relação, da criação fotográfica: o planejamento, a fotografia em si e a elaboração de imagens, etapas que, para o pesquisador, devem merecer atenção em igual nível do profissional. 
 
Por isso não há enfoque pré-determinado: fotojornalismo, fotografia documental, fotografia de casamento, entre outras vertentes. Estes podem ser pontos finais; o ponto de partida é a discussão do próprio meio: a fotografia. O workshop será dividido em aulas expositivas (teoria, crítica e experiência em fotografia), debates, projeção de fotografias, prática fotográfica e discussão dos projetos individuais dos alunos. 
 
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Bruno Zorzal é mestre com especialidade em Estética e História das Artes Plásticas e Fotografia, também pela Paris 8, e pós-graduado em fotografia pela Escola Romana de Fotografia, na Itália. 
 
Serviço
O workshop Criação Fotográfica – Projeto, Realização, Difusão, com Bruno Zorzal, acontece nos dias 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro, das 10h à 13 e das 14h às 17h, no Studio Base 40. Av. Maruípe, 40, Fradinhos. A semana de 28 de outubro a 1° de novembro será para realização de exercício prático. Valor: R$ 600 (ver condições de pagamento). Número de participantes: 12. Contato para inscrições: (27) 3322 5767 ([email protected]) ou Bruno Zorzal, (27) 9994 8883 ([email protected]).

Mais Lidas