Quinta, 02 Mai 2024

Até 20 mil pessoas são esperadas no Manifesto LGBTI+ da Serra

manifesto_lgbti_serra Divulgação
Divulgação

No próximo domingo (21), será realizado o 14º Manifesto LGBTI+ da Serra, evento que tradicionalmente celebra a diversidade sexual e de gênero na orla de Jacaraípe, no município da Grande Vitória. A programação conta com oito atrações artísticas, entre elas a escola de samba Tradição Serrana. São esperadas de 15 mil a 20 mil pessoas pela organização, quem tem à frente o Fórum Municipal LGBTI+ e a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

O início da concentração do Manifesto LGBTI+ está marcado para as 13h, em frente ao antigo Hotel Praia Linda. De lá sairá um trio elétrico, com DJs, e haverá uma passeata até a Praça Encontro das Águas, onde acontecerão os shows. Mas, além do evento em si, a programação contempla outras ações voltadas ao público LGBTI+ nas proximidades da data.

Na última terça-feira, foi iniciado um trabalho de capacitação sobre o direito ao uso do nome social por pessoas trans e seus direitos dentro Sistema Único de Saúde (SUS), voltado às gerências de todas os equipamentos de saúde do município. As capacitações estão a cargo da chefe da divisão de Promoção à Igualdade de Gênero da Prefeitura da Serra, Layza Lima.

Também haverá, na quarta-feira (18), um tour cultural em pontos turísticos da Serra com jovens atendidos pelos Centros Municipais de Juventudes (CRJ) da cidade.

Com relação as shows, a apresentação da Tradição Serrana será uma prévia do desfile de carnaval de 2024. Neste ano, a escola de samba do bairro Feu Rosa desfilará com o enredo "Toda forma de amor vale a pena", que tratará da diversidade sexual e de gênero.

"Achamos importante convidá-los para o Manifesto, para agregarmos juntos. A comunidade LGBT sempre esteve dentro das escolas de samba, mas sempre ficou sub-representada", afirma Matheus Sena, presidente do Fórum Municipal LGBTI+ da Serra.

As outras atrações musicais confirmadas incluem: Morenna; Laila Orlande; Gui Furler e Jefte Carter; DJ Gabriel OC; Myrella Couth; Agatha Benks; e Kyanne Kyffer. Durante o evento, também haverá barracas para a comercialização de produtos por empreendedores LGBTI+.

"O evento fortalece ainda mais o comércio local, atraindo milhares de pessoas, turistas e munícipes, movimentando a economia. Fazemos isso reafirmando um compromisso com uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, e garantindo um direito à cultura e ao lazer pra muitos que não tem como bancar o acesso a grandes eventos", comenta Matheus, que destaca as conquistas em 14 edições do evento.

"Numa cultura onde tudo passa pela estatística, reunir mais de 15 mil pessoas é uma façanha respeitável. E aí está o grande sentido político e a importância do Manifesto: a afirmação de que existimos, gostem ou não, e somos milhares. Vencemos o nosso pior inimigo, a invisibilidade, e afirmamos nossa existência. Políticos conservadores, religiosos fundamentalistas e LGBTfóbicos em geral, que insultavam gente anônima, agora terão que se defrontar com uma multidão de LGBT's com rosto e identidade", completa.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/