Domingo, 28 Abril 2024

Manifesto LGBTI+ deve reunir mais de 10 mil pessoas na Serra

manifesto_lgbti_serra_luiz_carlos_fotografo Luiz Carlos Fotógrafo

Uma multidão é esperada nas ruas de Jacaraípe no próximo domingo (29) no 13º Manifesto LGBTQIA+ da Serra, com previsão de mobilizar entre 10 mil e 15 mil pessoas, segundo o Fórum Municipal LGBTI+ do município, que organiza a atividade com apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. O evento deve ter diversas atrações culturais de música e dança, incluindo uma atração nacional que deve ser anunciada nesta sexta-feira (27). A atividade acontece de 13h às 22h na Praça Encontro das Águas. 

Luiz Carlos Fotógrafo

Matheus Sena, presidente do Fórum, afirma que a palavra Manifesto é usada pelo fato do evento trazer "reivindicações políticas, de protesto e cobranças". "Festejamos, como acontece nas Paradas, mas trazemos atos culturais e políticos durante toda semana e no manifesto", diz. A programação que culmina no ato teve início no último dia 24 de janeiro e inclui atividade de formação para servidores públicos, palestras, cineclube, o Luau LGBTI+ que ocorre sexta-feira (27), 20h, em Praia de Carapebus, e a Feira LGBTI+, que ocorre no sábado (28), de 13h às 22h na Praça Encontro das Águas. O lema trazido pela edição deste ano do Manifesto é: "Ser quem sou é orgulho, é luta e é resistência".

"O Brasil é um dos países que mais mata homossexuais do mundo. Ao celebrar o orgulho de ser qualquer letra dentro da sigla LGBTQIAP+, estamos trazendo visibilidade às vítimas dos crimes de ódio, estamos demonstrando luta, resistência, e inspirando as pessoas que talvez ainda não tenham 'saído do armário'", considera Matheus Sena.

Ramon Rodrigues, que participa da comissão de organização do evento, explica que a atividade foi adiada anteriormente até que fosse decidido realizá-la em 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, buscando ressaltar a importância desta questão. "A luta é urgente porque o Brasil é um dos países que mais discrimina e mata LGBTs no mundo, ocupa o primeiro lugar na América Latina e é o líder em assassinatos de pessoas trans no mundo", relata.

Para ele, entre as principais questões colocadas para o movimento LGBTQIA+ no município da Serra estão a falta de representatividade nos espaços de poder. "Na Câmara Municipal, por exemplo, não temos vereadores que levantam a pauta LGBT e lutam pela causa. É preciso também criar meios para a empregabilidade das pessoas trans".

Entre as atrações confirmadas estão Motumbaxé, Casa das Boneketys, Laila Orlande, Risley, Matheus Anísio, Myrela Couth, Aru, DJ Matheusa e Pabllo Vittar Cover. A apresentação será da drag queen Aysha Pink, de Porto Seguro, e do digital influencer serrano Renan Mendes. Sobre a atração principal, que deve ser divulgada na sexta-feira, os organizadores dão uma dica: ""É um artista LGBT e preto, que participou de um programa de televisão e que vem fazer um show imperdível em umas das melhores ou a melhor edição do manifesto". Alguém tem um palpite?

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/