Quinta, 28 Março 2024

Ato público neste sábado vai pedir o fechamento da Clinica Santa Isabel

Militantes da luta antimanicomial realizam, neste sábado (15) mais um ato de protesto contra a Clínica Santa Isabel, localizada em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado). Eles defendem o o encerramento das atividades no local e a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) até o fechamento definitivo da clínica.
 
O movimento está sendo organizado por diversas entidades estudantis da área da saúde e de luta antimanicomial, como o Centro Acadêmico (CA) de Psicologia e de Serviço Social da Ufes; o Fórum em Defesa da Saúde Pública; Movimento Cidadão em Defesa dos Direitos Humanos e das Políticas Sociais; e Núcleo de Luta Antimanicomial. 
 
A manifestação está programada para às 10 horas deste sábado (15), saindo da Clínica Santa Isabel e terminando em frente à sede da Prefeitura de Cachoeiro. Um ônibus saindo de Vitória vai levar os manifestantes ao município sulista. 
 
As entidades querem que o Estado assuma a clínica até o fechamento definitivo. A lei que cria o Sistema Único de Saúde (SUS) permite que o Estado indenize os donos de estabelecimentos privados – como é o caso da Clínica Santa Isabel – e tome posse dos serviços. 
 
Um censo no estabelecimento foi realizado entre 18 e 20 de março deste ano e os internos fizeram diversas denúncias. Depois de realizado, as entidades de luta antimanicomial estão tendo dificuldades de acesso aos resultados. 
 
Apesar de não receber mais pacientes, a Clínica Santa Isabel ainda não foi desativada. Segundo as entidades, há denúncias de espancamento dos internos, falta de higiene e a aplicação de injeção em represália a pacientes que reclamam das condições do local. 
 
Moção de repúdio
 
O Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP16) levou uma moção de repúdio à Clinica Santa Isabel que foi aprovada no  VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP).



A aprovação foi o momento de maior comoção durante a plenária que analisou as moções, já que o tema – luta antimanicomial e em defesa da Rede de Atenção Psicossocial e dos preceitos da Reforma Psiquiátrica – era condizente com o que repudia o CRP 16. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/