Domingo, 28 Abril 2024

Câmara de Vitória adia audência sobre políticas de combate ao feminicídio

A Câmara de Vitória adiou para o dia 20 de novembro a audiência pública para discutir políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio no município. O feminicídio é o homicídio de mulheres em decorrência de conflitos de gênero, geralmente cometidos por um homem, parceiro ou ex-parceiro da vítima. Esse tipo de crime costuma implicar situações de abuso, ameaças, intimidação e violência sexual. A audiência é promovida pelo vereador Devanir Ferreira (PRB). 
 
A audiência foi motivada pelos crescentes casos de violência contra a mulher, que evoluem para homicídios. De acordo com o estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 25 de setembro, no período de 2009 a 2011, a taxa de feminicídios no Estado ficou em 11,24 mortes por grupo de 100 mil mulheres. A taxa do País no período ficou em 5,82 por 100 mil, quase a metade do Espírito Santo.
 
O segundo estado com maior taxa de feminicídio foi a Bahia, com 9,8, seguido por Alagoas, com 8,84 mortes de mulheres por grupo de 100 mil. 
 
No primeiro semestre deste ano foram registrados 17 casos por dia de agressões contra mulheres na Grande Vitória. No mesmo período, foram concedidas mais de 1,5 mil medidas de proteção – para garantir a vida das vítimas –, e quase 800 agressores foram presos em flagrante. É o retrato de uma violência que só faz crescer e que tirou a vida de mais duas jovens nos últimos dias.
 
De janeiro a setembro de 2013, 4.876 mulheres registraram boletim de ocorrência por causa de violência doméstica nas delegacias especializadas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. No município de Vila Velha, houve a maior parte das denúncias: um total de 2.252, além de 780 pedidos de medidas protetivas para as vítimas.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/