Sexta, 26 Abril 2024

‘CRJ de Castelo Branco vai potencializar a cultura como um todo’

batalha_do_castelo_FotoDivulgacao Divulgação

O primeiro Centro de Referência das Juventudes de Cariacica, na Grande Vitória, vai ser inaugurado pela gestão de Renato Casagrande (PSB), por meio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), no bairro Castelo Branco, nesta quinta-feira (28). Para Olok MC, um dos organizadores da Batalha do Castelo, um coletivo de batalha de rap do bairro, a iniciativa "vai potencializar a cultura com um todo".

Olok MC afirma que, apesar de o CRJ ainda não ter sido inaugurado, os jovens da comunidade já estão conhecendo a infraestrutura. Ele informa que o espaço terá quadra poliesportiva, sala de informática e outros lugares para cursos e oficinas, o que supre uma carência, já que os jovens têm como espaço de lazer e manifestações artísticas somente a Praça da Conquista. O local tem quadra, mas não há, no bairro, os demais espaços disponibilizados no CRJ.

Divulgação

Entretanto, aponta Olok MC, há uma necessidade que não foi contemplada no CRJ: um estúdio. Por isso, a Batalha do Castelo fez um abaixo assinado reivindicando a criação de um. "Seria um estúdio para gravar música, podcast, expandir o potencial da juventude de Castelo Branco, que acaba ficando limitado à condição financeira". Olok MC afirma que, para gravações, é preciso alugar estúdio. Alguns artistas, destaca, têm estúdio, "mas com uma infraestrutura inadequada".

De acordo com a SEDH, o CRJ de Castelo Branco vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, espaços para trabalho e laboratórios criativos, além de fazer passeios, entre outros. Os CRJs contarão com equipe formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, articuladores locais, oficineiros e outros profissionais.

Está prevista para agosto a inauguração de um novo CRJ em Cariacica, dessa vez, na região de Flexal, que será coordenado pelo Instituto Raízes. Ao todo, serão 14 CRJs em dez cidades capixabas, com investimento de mais de R$ 30 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na Grande Vitória, os CRJs estão em funcionamento nos bairros Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa e Novo Horizonte, na Serra; Território do Bem e em São Pedro, na Capital; e Kubitschek, em Guarapari. No norte, nos bairros Centro, em Aracruz; Ayrton Senna, em São Mateus; Araçá, em Linhares; e João Meneguelli, em Colatina. No sul, no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/