Sexta, 10 Mai 2024

Defensoria Pública aumenta atendimentos em 164% entre 2010 e 2014

A Defensoria Pública do Estado do elevou o número de beneficiados no Estado em mais de 164% nos últimos anos. A instituição passou de 142.127 pessoas atendidas em 2010, para 449.757 em 2014. A Defensoria oferece serviço para os cidadãos que não têm condições de arcar com serviços de advogados.
 
O aumento no quantitativo de cidadãos beneficiados se deve também à organização administrativa, que possibilitou o crescimento planejado e a criação de novos serviços, como o Disque Defensoria 129. O canal facilitou o acesso à instituição e o beneficiário pode receber orientações jurídicas por telefone.
 
Desde 2011 a Defensoria vem ampliando serviços, com a inauguração de 16 novos núcleos em municípios do interior do Estado e na Grande Vitória. foram inaugurados núcleos em Colatina; São Mateus; Vila Velha, no Centro e no Terminal de Itaparica; Barra de São Francisco; Iconha; São Gabriel da Palha; Venda Nova do Imigrante; Vitória, o Núcleo dos Tribunais; Linhares; Nova Venécia; Alfredo Chaves; Afonso Cláudio; Alfredo Chaves; Cariacica; Jaguaré e Viana.
 
Com a inauguração dos novos núcleos, a presença da Defensoria no Estado passou de 29 para 63 comarcas.  
 
O órgão também criou núcleos com atribuições específicas, com o objetivo de auxiliar o beneficiário em causas diversas. Foram criados dez núcleos com a expansão da Defensoria: Presos Provisórios; Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Atendimento Integral à Saúde; Direito do Consumidor; Direitos Humanos; Tribunais Superiores; Infância e Juventude; Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo; Juizados Especiais Cíveis e Educação em Direitos.
 
O programa Defensoria Pública Itinerante também foi criado recentemente e já atendeu a mais de 33 mil pessoas. Os defensores públicos que compõem o projeto prestam atendimento em toda a Grande Vitória durante a semana e percorrem o interior nos fins de semana prestando assistência jurídica gratuita aos moradores. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/