Segunda, 29 Abril 2024

Grito dos Excluídos leva pluralidade de vozes e cores para as ruas de Vitória

grito_bandeiras_leonardosa Leonardo Sá
Leonardo Sá

O colorido se sobressaiu no Grito dos Excluídos 2022, realizado na manhã desta quarta-feira (7). O verde e amarelo, que simboliza um país que é de todos; o rosa e o azul, cores do Estado; o vermelho, que tradicionalmente simboliza as lutas dos movimentos populares; e a bandeira do arco-íris, dizendo sim à diversidade; foram algumas das tonalidades que coloriram as ruas de Vitória desde a concentração do ato, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, até o ponto final da marcha, na praça de Gurigica, no Território do Bem.

Leonardo Sá

"O verde e amarelo fazem parte da nossa história. Representam, simbolicamente, a nossa riqueza natural, que vem sendo tão vilipendiada, principalmente nos últimos anos. A gente precisa resgatar esses símbolos, que pertencem a toda a população, e não a alguns grupos específicos", destacou o coordenador do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica, padre Kelder Brandão, destacando que o azul e rosa, ao lado do verde e amarelo, representam, "nosso país, nosso Estado, estando em nossas mãos defender essas bandeiras".

Leonardo Sá

Este ano, o Grito chegou à sua 28ª edição. Teve como tema "Vida em Primeiro Lugar", e lema, "Brasil: 200 Anos de (In) Dependência. Para quem?". A insatisfação com o Governo Federal foi expressa nas mais diversas palavras de ordem, como no tradicional "Fora, Bolsonaro!", até na canção entoada pelos indígenas, que afirmavam querer o presidente "amarrado no cipó".

A manifestação contou com quatro blocos. O primeiro foi da comunidade negra capixaba, movimento de mulheres e Pastoral do Povo de Rua. O segundo, com a Auditoria Cidadã da Dívida, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários-ES) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Espírito Santo (Sindprev-ES).

Leonardo Sá

O terceiro contou com a participação da União da Juventude Rebelião, Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), Sindilmpe-ES, Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipeto-ES), Disparada e Pastoral da Juventude (PJ).

Por fim, o último contemplou o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), União da Juventude Comunista (UJC), Fórum das Pastorais, Movimento de Pequenos Agricultores Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e Campanha Paz e Pão. 

Leonardo Sá

O militante do MST, Alessandro Santos, uniu a luta pela terra à luta pelo respeito à diversidade, misturando o vermelho do movimento ao arco-íris da bandeira LGBT.

"Faço parte do Coletivo LGBT do MST. Estamos vivendo, no Brasil, momentos de muito ódio contra a nossa comunidade, os camponeses, os indígenas. Nossas lutas se entrecruzam. Temos direito de ser, viver, amar. Temos direito às nossas existências. Temos que pensar um Brasil diferente, com mais igualdade, pluralidade e
 diversidade", disse, acompanhado do namorado, Erick de Oliveira, que integra o Coletivo de Formação do MST.

Leonardo Sá

No meio do trajeto, o Grito deu uma pausa na sede da Petrobras, na Reta da Penha, questionando a extinção da Bacia do Espírito Santo, da estatal, após as vendas dos polos de Golfinho e Camarupim, no norte capixaba, em junho, comprados pela empresa BW Energy, por US$ 75 milhões, valor que, segundo o Sindipetro-ES, corresponde a apenas 50 dias de produção.

Leonardo Sá

"Estamos prestes a ter que sair deste Estado que tanto ajudamos a construir. É possível a gente ter mais emprego no Espírito Santo utilizando nossas riquezas, basta parar de dar nossas riquezas para os gringos e começar a distribuir para o povo", exaltou a diretora do Sindipetro, Priscila Patrício.

O Grito terminou na praça de Gurigica, com a entrega simbólica de alimentos para a Campanha Paz e Pão, da Arquidiocese de Vitória, arrecadados pelo MST e MPA.  

Leonardo Sá

A entrega dos alimentos marcou também o encerramento da Caravana da Soberania Alimentar e pela Defesa da Democracia, que começou nessa segunda-feira (5), em São Mateus, no norte do Estado, e teve, ainda, atividades nessa terça-feira (6), em Colatina, no noroeste. Nos dois primeiros dias, a Caravana, organizada pela Via Campesina, contou atos e aulas públicas sobre o desmonte da agricultura familiar no Espírito Santo e no Brasil.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 4

Claudio em Quarta, 07 Setembro 2022 18:54

O 28º Grito dos Excluídos foi o maior de todos e muito bem organizado! Fiquei muito animado em estar deste lado da história!

O 28º Grito dos Excluídos foi o maior de todos e muito bem organizado! Fiquei muito animado em estar deste lado da história!
Eli em Quinta, 08 Setembro 2022 06:54

Perfeita colocação Claudio! Estaremos do lado da história sempre: Do lado dos desempregados, das minorias.

Perfeita colocação Claudio! Estaremos do lado da história sempre: Do lado dos desempregados, das minorias.
Walter em Quinta, 08 Setembro 2022 20:24

Esse tal de “ grito dos excluídos “ tem vergonha de usar o verde e o amarelo ? Porque ?

Esse tal de “ grito dos excluídos “ tem vergonha de usar o verde e o amarelo ? Porque ?
CHRISTIANO SUNDERHUS FILHO em Sexta, 09 Setembro 2022 06:05

Qual é o problema em usar o verde e amarelo no dia 7 de setembro?? É vergonha de mostrar que é brasileiro acima de tudo??? Gostam da bandeira vermelha comunista????

Qual é o problema em usar o verde e amarelo no dia 7 de setembro?? É vergonha de mostrar que é brasileiro acima de tudo??? Gostam da bandeira vermelha comunista????
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/