quinta-feira, agosto 14, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, agosto 14, 2025
quinta-feira, agosto 14, 2025

Leia Também:

Jovens de Colatina também reivindicam reabertura de Centro das Juventudes

Assim como registrado na Grande Vitória, CRJ está fechado após fim de contrato com OSC

Fechado desde o dia 10 de julho, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Colatina, no noroeste do Espírito Santo, tem feito falta para seu público-alvo. É o que afirmam jovens que eram usuários do equipamento. O fechamento do CRJ aconteceu com o fim do contrato com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Abequar, que fazia a gestão do espaço. A mesma situação é denunciada em municípios da Grande Vitória.

Governo ES

A estudante Emanuelly Carvalho de Moura é uma dos jovens que frequentavam o CRJ. Ele diz que uma das funções do centro é tirar a juventude das ruas. “Aqui em Colatina muitos estão nas ruas usando drogas. Para mim, não poder ir ao CRJ é entediante. O CRJ era um passatempo. Eu saia da escola e ia para lá”, conta. A estudante relata que fez vários cursos no equipamento, como os de trança, unha, barbearia e sombrancelha, e também oficinas de música, dança, pintura e autocuidado.

Outro jovem que participava ativamente das atividades do CRJ é o açougueiro e cantor de Rap Maycon Bernardo Nonato dos Anjos, que, inclusive, conseguiu o emprego como açougueiro através do CRJ. “Eu falei que estava procurando emprego e me encaminharam para este que estou hoje”, afirma.

Foi também no CRJ, recorda, que ele teve auxílio para escrever projetos para editais de cultura, tendo conseguido aprovar a produção de um videoclipe por meio dos editais da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (Secult). Maycon, que é morador do bairro Ayrton Senna, onde o CRJ está localizado, afirma que a região é carente de opções de lazer para os jovens, sendo o equipamento uma das poucas alternativas. “O CRJ, para mim, é oportunidade, acolhimento. Tem psicólogo, cursos, eventos. É um lugar para se encontrar, se distrair”, ressalta.

Em resposta a Século Diário, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) informou que o Instituto Ellos de Inclusão Social foi a organização da sociedade civil (OSC) selecionada para gerenciar o CRJ de Colatina. O resultado final do chamamento público, de acordo com a pasta chefiada por Nara Borgo, foi publicado no Diário Oficial do dia 29 de julho.

“A partir desta da data de publicação, a OSC tem prazo de 15 dias corridos para apresentar à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) o Plano de Trabalho e toda a documentação exigida pelo edital. Após a entrega, a SEDH analisará os documentos. Se houver necessidade de ajustes, a OSC terá mais 15 dias para fazer as correções. Com a documentação aprovada, a SEDH elaborará o Termo de Parceria, que será enviado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para análise e aprovação, com um prazo de até 15 dias para resposta”, diz a secretaria.

Uma vez que a PGE finalize sua análise, acrescenta a nota, o termo será assinado pela SEDH e pelo Instituto Ellos. Somente depois, “as atividades para a reabertura do espaço poderão ser iniciadas, incluindo a limpeza, organização e a contratação da equipe que atuará diretamente com os jovens de Colatina”.

Outros municípios

Na Grande Vitória, CRJs também estão fechados. Um deles é o de Castelo Branco, em Cariacica. A SEDH informou ao Século Diário que o processo do Termo de Colaboração relativo ao Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cariacica encontra-se na PGE para análise. O prazo, informou a pasta, é de no mínimo 15 dias para resposta. O CRJ Cariacica está fechado há três meses, desde o fim do contrato com a Organização Não Organizacional (ONG) Cieds, que fazia a gestão do espaço.

Foi feita uma seleção para escolha de outra Organização da Sociedade Civil (OSC) para gerir o Centro, e venceu a Avante Social. De acordo com o produtor cultural André Vieira, a SEDH chegou a anunciar que o CRJ reabriria no dia 14 de junho, mas isso não aconteceu.

O mesmo ocorreu com o CRJ de Novo Horizonte, na Serra, que também se encontra fechado há cerca de três meses, desde o fim do contrato com a Cieds. Em relação ao Termo de Colaboração do CRJ Novo Horizonte, a SEDH informou que a “Organização da Sociedade Civil (OSC) definida, o Instituto Ellos, tem até o dia 12 de agosto para encaminhar para a SEDH o Plano de Trabalho. Depois, a Comissão vai analisar o documento e, estando tudo correto, será encaminhado à PGE”. Quando os processos retornarem da análise da PGE, “serão providenciados a assinatura do Termo de Colaboração com as OSCs definidas”, aponta.

Diante do fechamento dos CRJs, houve manifestação dos jovens nas redes sociais. Em 24 de julho, eles participaram de uma reunião com representantes da Subsecretaria de Juventude do Governo do Estado, na qual ficou acordado que, enquanto os CRJs não voltam a funcionar, os coletivos de juventude podem pegar equipamentos emprestado para suas atividades, como caixa de som e computador. Além disso, foi criado um comitê com representação dos jovens e da subsecretaria.

Mais Lidas