quinta-feira, janeiro 23, 2025
24.9 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 23, 2025
quinta-feira, janeiro 23, 2025

Leia Também:

Judiciário se junta ao Executivo em passeata que alertará sobre violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) vai se juntar à iniciativa do poder executivo na passeata que vai ser realizada no próximo domingo (25), em Pinheiros, para alertar sobre a violência doméstica contra a mulher. O ato público vai chamara atenção da sociedade sobre os altos índices de agressões e homicídios de mulheres que acontecem no Estado. 

A atualização do Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres consolidou o Estado como o campeão nacional nas mortes violentas de mulheres. O Espírito Santo registra mais que o dobro da média brasileira em homicídios de mulheres por grupo de 100 mil habitantes.

 
A taxa do Estado é de 9,8 homicídios de mulheres por 100 mil habitantes. O segundo lugar ficou com Alagoas, com 8,3 mortes violentas por 100 mil. A média do País é 4,6 homicídios por 100 mil, mais do que a metade registrada no Estado. 
 
Ainda de acordo com o Mapa, Vitória é a capital mais violenta do País, com 13,2 mortes por 100 mil habitantes. O índice também é mais que o dobro da média das capitais do País, que foi de 5,4 homicídios por 100 mil. 
 
Não é só a taxa de homicídios de mulheres que é alta no Estado, o Espírito Santo também é líder nacional em violência doméstica contra a mulher. O município de Pinheiros, no norte do Estado, é o que tem o maior número de medidas protetivas, apesar de ser um município pequeno.
 
De acordo com um levantamento feito pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), até 31 de outubro, foram assassinadas 139 mulheres no Espírito Santo, sendo que mais da metade delas (78) foram mortas na Grande Vitória.

Mais Lidas