Quarta, 08 Mai 2024

Ministério do Desenvolvimento inicia censo da assistência social nesta quarta

Começou nesta quarta-feira (10) o prazo para gestores estaduais, municipais e conselheiros começarem a preencher o censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O questionário é preenchido anualmente desde 2007 com a proposta de traçar um retrato detalhado da assistência social no País, a fim de monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades, os serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da área.
 
As informações levantadas no censo servem para avaliar a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como direcionar as tomadas de decisões sobre as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
 
Para 2014, a novidade é a inclusão de um questionário para os Centros de Convivência, unidades que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
 
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartório, o censo Suas é fundamental para o aprimoramento do sistema no Espírito Santo. “Este questionário permite que tenhamos informações sobre o funcionamento das ações socioassistenciais nos municípios, o que possibilita um melhor planejamento e construção de novas políticas que proporcionarão um atendimento mais qualificado à população”, declarou.
 
O acesso ao sistema eletrônico é realizado por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. O prazo para o preenchimento do Censo Suas 2014 termina no dia 28 de novembro.
 
Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. 
 
A orientação do MDS é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema.
 
O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e não deixar o preenchimento para a última hora.
 
Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento deverá entrar em contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) ou com o MDS, por meio do e-mail ou pelo telefone 0800-707-2003.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/