Segunda, 29 Abril 2024

Ministério Público denuncia diretor de abrigo por maus tratos contra idosos

O Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, no noroeste do Estado, ofereceu denúncia contra Adriano de Oliveira Costa, diretor-presidente do abrigo Casa do Vovô Augustinho Batista Veloso. O denunciado permaneceu à frente da instituição até março de 2012, quando foi afastado por decisão judicial. 
 
No local estavam abrigados 25 idosos e seis pessoas com menos de 60 anos, que também necessitavam de cuidados especiais. Durante os meses de novembro de 2011 a fevereiro de 2012, o diretor iniciou uma obra no abrigo e remanejou todos os idosos para um único cômodo. 
 
O local tinha condições insalubres, já que era muito quente, sem ventilação e com capacidade de abrigamento inferior ao número de idosos. No mesmo ambiente ficaram homens e mulheres e o local servia de dormitório e refeitório. 
 
Além disso, não havia funcionários suficientes para atender à demanda do abrigo. Eram apenas três técnicos de enfermagem e três cuidadoras trabalhando em regime de revezamento de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso, sendo que em uma das noites do revezamento os idosos ficavam aos cuidados de duas cuidadoras, sem técnica de enfermagem. Além disso, o abrigo ficou durante os últimos seis meses de direção do denunciado sem enfermeiro responsável. 
 
Apesar de não ficar no abrigo, era de conhecimento do denunciado as condições insalubres e a precariedade das instalações, mas ele não tomou qualquer providência.
 
Como resultado da negligência do então diretor-presidente do abrigo em não substituir o profissional de enfermagem, um idoso morreu em 3 de março de 2012 por asfixia com obstrução das vias aéreas causada por engasgamento. A vítima, momentos antes do óbito, estava no dormitório tomando café da tarde sozinha e a única técnica de de enfermagem que trabalhava no dia, estava no pavilhão superior cuidando dos idosos acamados, e a cuidadora em serviço no dia, estava cuidando de outros idosos.
 
 
 
 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/