Quinta, 18 Abril 2024

MPES solicita informações de apenados para verificar pagamentos de indenizações a vítimas

O Ministério Público do Estado (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, na região noroeste, solicitou que o Judiciário notifique as ações ajuizadas na Fazenda Pública para verificar os processos de indenização de vítimas de apenados do sistema prisional.



O artigo 39 da Lei de Execução Penal estabelece que é dever do apenado indenização à vitima ou aos seus sucessores; e indenização ao Estado, quando possível, das despesas realizadas com a sua manutenção, mediante desconto proporcional da remuneração do trabalho.



O órgão ministerial sustenta que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu aos apenados o direito à indenização por danos morais por conta das más condições das unidades prisionais. No entanto, uma indenização às vítimas desses internos também é garantida pela LEP, mas, na maioria dos casos, não recebem as indenizações previstas em lei.



Além de não pagarem as indenizações das vítimas, a maioria dos apenados também não paga integralmente as multas e prestações pecuniárias que constam das condenações criminais.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/