Quarta, 15 Mai 2024

Psicólogos e assistentes sociais pedem fechamento de clínica em Cachoeiro de Itapemirim

As atividades para marcar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado neste sábado (18), começaram nesta quinta-feira (16), com a realização de sessão especial na Assembleia Legislativa. Durante a sessão profissionais da área de saúde mental, incluindo psicólogos e assistentes sociais cobraram o fechamento da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. 

 
O evento contou com a participação da assessora de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Karine Cruz, que explicou como anda o processo extinção dos manicômios no País. Em mais de 20 anos, já foram fechados mais de 40 mil leitos psiquiátricos em todo o Brasil. No entanto, ainda existem 59 hospitais psiquiátricos públicos no País e outros 160 conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), perfazendo 32 mil leitos psiquiátricos. 

 
Porém, o debate mais acalorado ocorrido na sessão especial foi em torno da Clínica Santa Isabel. A psicóloga Camila Mariani, integrante do grupo que realizou um censo no estabelecimento entre 18 e 20 de março deste ano defendeu o fechamento imediato da clínica e disse que os internos fizeram várias denúncias contra a instituição. 

 
Apesar de não receber mais pacientes, a Clínica Santa Isabel ainda não foi desativada. Entre as denúncias mais frequentes são espancamento, falta de higiene e a aplicação de injeção em represália a pacientes que reclamam das condições do local.
 
Dia de luta
 
No Dia da Luta Antimanicomial se reafirma a importância da reforma psiquiátrica no País, com a eliminação dos manicômios, para os avanços na atenção em saúde mental. 
 
Além da realização da sessão especial, neste sábado ocorre um ato público na Praia de Camburi. O evento vai ser realizado no segundo estacionamento da praia, com programação cultural.
 
Durante o ato serão apresentados à população os avanços e as conquistas da Política Nacional de Saúde Mental, bem como as dificuldades e os desafios enfrentados. Usuários de serviços em saúde mental, familiares, trabalhadores, estudantes e demais pessoas que se sentem sensibilizados pela temática estarão no evento. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/