Sábado, 27 Abril 2024

‘Situação dos terceirizados da Sedu é precária’, diz sindicato

fachada_sedu_divulgacao Divulgação/Sedu

(Matéria atualizada às 15h27)

Cerca de 200 trabalhadores terceirizados da base do Sindilimpe-ES ainda não receberam tíquete alimentação, 13º e salário de novembro. A situação deles, segundo a presidente do Sindicato, Evani dos Santos, é "precária". A entidade espera que o pagamento seja feito até esta sexta-feira (13), conforme compromisso afirmado pela pasta com a categoria, após manifestação feita em frente ao prédio da Secretaria nessa segunda-feira (9).

Os trabalhadores prestam serviço por meio da empresa Conservo. Entretanto, a Sedu, a gestora do contrato, se comprometeu a fazer o pagamento antes do Natal, após reunião com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), da qual também participaram representantes da Conservo e do sindicato. Ainda assim, os trabalhadores passaram o Natal sem receber. Após uma manifestação realizada pelo sindicato no dia último dia 21, em frente ao órgão, a secretaria novamente se comprometeu a fazer os pagamentos, porém, mais uma vez, isso não foi efetivado.

Inicialmente, eram 960 trabalhadores nessa situação, que começou a mudar depois das festas natalinas, quando o pagamento começou a ser feito em parcela única. O atraso por parte da Sedu, conforme relatou Evani na ocasião, foi porque a Conservo teve que passar os dados dos trabalhadores para a pasta, mas ao fazer isso, não encaminhou o arquivo da folha de pagamento. Assim, foi preciso cadastrar os terceirizados manualmente e o serviço não foi concluído, pois o sistema caiu.

Entretanto, cerca de 200 trabalhadores ainda não receberam. Evani relata que alguns deles ainda sofrem as consequências das enchentes de dezembro, o que se torna ainda mais difícil sem os pagamentos. Profissionais que não quiseram se identificar, afirmam que estão procurando alternativas para garantir seu sustento, como o trabalho informal na área de faxina, por exemplo.

Em vários municípios do Espírito Santo, trabalhadores terceirizados ficaram com salário e tíquete atrasados. A Globo, empresa que presta serviço para as prefeituras de Cariacica, Vila Velha e Viana, na Grande Vitória; Jaguaré, no noroeste; e Anchieta, no sul, estava com o tíquete atrasado, mas resolveu o problema na segunda quinzena de dezembro. Nesse mesmo período, em Anchieta, os trabalhadores que atuam nas escolas municipais e no Pronto-Atendimento do município, como auxiliar de serviços gerais, chegaram a entrar em greve, mas os salários foram pagos após o sindicato notificar a empresa e as administrações municipais.

Sedu responde

Em nota, A Sedu enfatizou seu empenho em resolver a questão. Segue texto na íntegra:

"A Secretaria da Educação (Sedu) esclarece que ainda em dezembro, durante o monitoramento dos contratos, identificou a situação, onde espontaneamente solicitou uma reunião com o Sindicato da categoria e a empresa terceirizada, sugerindo que o 13º integral e o auxílio alimentação de dezembro fossem pagos pela Secretaria diretamente aos funcionários da empresa que prestam serviço para a Sedu, o que foi aceito pelos presentes. Parte dos funcionários receberam, conforme acordado, e para uma outra parcela de profissionais não foi possível efetivar o pagamento, devido a inconsistências dos dados da conta ou informação errada enviada pela empresa terceirizada. Durante uma nova reunião ampliada com representantes da categoria e o Sindicato, realizada na Sedu, na manhã da última segunda-feira (9), a situação foi atualizada para os presentes e informado que a Secretaria está empenhada ao máximo para viabilizar o pagamento a esse grupo de funcionários o quanto antes possível. Um novo encontro será feito junto aos representantes da empresa terceirizada, sindicatos, PGE e Sedu, no decorrer da semana. Informa também que quem não recebeu até hoje, é porque ou não abriu uma conta corrente, considerando que conta salário o Estado não consegue realizar o pagamento, ou informou os dados erroneamente. A Sedu conta com uma equipe atendendo a todos que procuram diariamente por telefone ou presencialmente, bem como feito contato direto com o sindicato".

Terceirizados da Sedu passarão o Natal sem salário, tíquete e 13º

São 960 trabalhadores da limpeza nessa mesma situação. A Sedu se comprometeu a pagar nesta sexta, o que não aconteceu
https://www.seculodiario.com.br/direitos/terceirizados-da-sedu-passarao-o-natal-sem-salario-tiquete-e-13-salario

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/