Sexta, 29 Março 2024

Estudantes lançam campanha contra retorno das aulas na educação básica

sedu_protesto_CreditosDivulgacao Divulgação
A União Nacional dos Estudantes (UNE), junto com grêmios estudantis de escolas públicas do Espírito Santo e com o Diretório Central do Estudantes (DCE) da Faculdade Brasileira (Fabra), lançou na manhã desta sexta-feira (28) a campanha #EUNÃOTOPO, para mostrar posicionamento contrário ao retorno das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus.

O lançamento foi feito com um ato em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sedu), na Avenida César Hilal, em Vitória, onde um grupo de estudantes colou cartazes dizendo: "Eu Volto, você se infecta, eles se omitem, nós morremos". 

Segundo o representante da UNE no Espírito Santo, Raphael Reis, os estudantes também conversaram com as pessoas que passavam na rua e com funcionários da Sedu, esclarecendo sobre o motivo de não concordarem com o retorno das aulas presenciais durante a pandemia.

Raphael afirma que por meio da campanha #EUNÃOTOPO serão diversas outras ações, como atividades virtuais e presenciais, que ainda estão sendo elaboradas. Ele afirma que embora a gestão do governador Renato Casagrande (PSB) tenha anunciado que ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais na educação básica, os estudantes querem deixar claro que ainda não há sensação de segurança para esse retorno. 

"Até bem pouco tempo, o secretário de Educação [Vitor de Angelo] estava em campanha para a volta das aulas presenciais, com protocolo sanitário e tudo, mas não dialogou com os estudantes", relata. Segundo Raphael, desde a implantação do Projeto EscoLAR, que estabeleceu a realização de aulas virtuais, não há diálogo por parte do governo estadual com a comunidade escolar, sendo o debate democrático outra reivindicação dos estudantes. 

Ele explica que o DCE da Fabra participou do ato por ser contrário ao retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior, que pode ser realizado a partir de 14 de setembro, conforme divulgado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira (26).

Carreata

A comunidade escolar realizou uma carreata pelas ruas de Vitória na manhã dessa quinta-feira (27), para se manifestar contra o retorno das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Adriano Albertino, disse que cerca de 300 carros saíram do Tancredão, na Ilha do Príncipe, onde foi a concentração. Houve uma pausa em frente ao Palácio Anchieta para a realização de um ato, e outra em frente à Sedu. 

A carreata foi realizada Sindiupes, Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo (Assopaes), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado (Uncme-ES), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Adriano ressalta que o protesto cumpriu seu propósito de mostrar o posicionamento contrário ao retorno das aulas e destacou a participação de outras entidades da sociedade civil, como o Movimento Negro Unificado (MNU), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/