sábado, outubro 12, 2024
28.8 C
Vitória
sábado, outubro 12, 2024
sábado, outubro 12, 2024

Leia Também:

Professores querem reunião com Secretaria de Educação e equipe de transição

Ao contrário do pleito do grupo, Adriana Sperandio afirma que renovação de 740 contratos DTs garante o calendário escolar

O grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (Pad-Vix) requereu à Secretaria Municipal de Educação (Seme), gerida Adriana Sperandio, e à equipe de transição da Capital uma reunião para tratar das reivindicações do magistério, que são a renovação dos contratos dos professores em Designação Temporária (DTs) e a convocação dos aprovados no último concurso. Nessa sexta-feira (4), a gestão de Luciano Rezende (Cidadania) anunciou em seus canais de comunicação a renovação de 740 contratos, mas a Pad-Vix defende ser pouco e afirma não ter resposta por parte sobre a convocação dos concursados. 

Em reunião entre os professores e o secretário adjunto de Gestão e Estratégia, Clevis Stoco no dia 24 de novembro, foi afirmado que os aprovados seriam convocados, sendo a quantidade informada até o dia 27, o que não aconteceu. “Se não há resposta, não há confirmação de que de fato serão convocados. Quanto mais o tempo passa, mais complexo é efetuar as nomeações para o próximo ano letivo. Não queremos começar 2021 com um quadro de profissionais incompleto, queremos garantir um atendimento de qualidade na educação infantil e no ensino fundamental”, diz o diretor executivo da associação, Aguinaldo Rocha de Souza. 

Quanto ao anuncio de renovação de 740 contratos, Aguinaldo afirma que ainda pode ser insuficiente diante da demanda de profissionais, sendo necessário um número maior. “Precisamos de resposta imediata, pois se trata da vida dos trabalhadores. São homens e mulheres que têm família e que precisam dar dignidade a elas”, afirma Aguinaldo. De acordo com a Pad-Vix, mais de mil contratos vencem este mês. 


Aguinaldo acredita que é inviável não renovar os contratos em meio a uma crise sanitária, quando não é possível fazer processo seletivo devido à necessidade de evitar aglomerações. Ele também destaca a conjuntura atual de alto índice de desemprego. Além do Governo Casagrande (PSB), que anunciou a renovação dos DTs da Secretaria de Educação (Sedu), Aguinaldo afirma que os demais municípios da Grande Vitória fizeram o mesmo. Portanto, os de Vitória que não tiverem seus contratos renovados terão dificuldade de arranjar outra oportunidade de trabalho, somando-se aos inúmeros educadores que em 2020 não conseguiram vaga e encontram-se desempregados. 

Segundo a prefeitura, a relação nominal das renovações será enviada para cada escola nesta quarta-feira (9). “A renovação dos contratos temporários de 740 profissionais do Magistério atende ao que permite a legislação, considerando tratar-se de postos em substituições decorrentes de afastamentos legais temporários. Esses profissionais garantem o calendário curricular 2020/2021, assegurando aos estudantes o direito à aprendizagem”, afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Já foram marcadas duas reuniões entre os professores e o secretário adjunto de Gestão e Estratégia, Clevis Stoco. Uma seria no dia 30 de novembro. A outra, nessa quinta-feira, mas ambas foram desmarcadas pela administração municipal. O argumento dado para o cancelamento desta última foi uma reunião com a equipe de transição, na qual seriam abordados diversos assuntos, entre eles, as reivindicações do magistério.

A equipe da gestão municipal, também acionada pelo grupo, é composta por Rubem Francisco de Jesus, procurador-geral, Wallace Valente, secretário de Governo interino, Henrique Valentim, secretário de Fazenda, e Alberto Salume, secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação.

Mais Lidas